Audiência Pública debaterá sobre o câncer colorretal
O que houve?
Foi apresentado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado o Requerimento n° 17/19, que solicita a realização de audiência pública com o objetivo de discutir o tema “Câncer Colorretal: ações e políticas para prevenção, diagnóstico e tratamento”.
A autora do requerimento, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), explica que “a campanha Março em Cores busca, desde 2017, trazer atenção para o câncer colorretal (também conhecido como câncer de cólon e reto ou câncer do intestino grosso) e levar informação e empatia aos pacientes que estão passando por tratamento”. “O objetivo é alertar que o câncer colorretal não pode passar em branco, pois é o segundo mais incidente em mulheres e terceiro em homens”, acrescenta.
De acordo com a senadora, “quando o câncer colorretal é diagnosticado em um estágio inicial, aumentam as chances de cura ou de sobrevida dos pacientes. Infelizmente, a maior parte dos casos somente é diagnosticada em estágio avançado".
Assim, a senadora acredita que a campanha Março em Cores será de grande importância para estimular o conhecimento e permitir que mais pessoas tenham a possibilidade de se prevenir ou procurar o tratamento adequado.
Foram convidados para debater o tema:
- Luciana Holtz, Presidente do Instituto Oncoguia.
- Sergio Simon, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
- André Sasse, Professor de pós-graduação na Faculdade de Medicina da Unicamp.
- Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer (IVOC).
- Representante do Ministério da Saúde.
E agora ?
O requerimento será votado na próxima reunião deliberativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Depois de aprovado, será agendada a data de realização da audiência.