Biópsia do tumor carcinoide gastrointestinal
A biópsia é a única maneira de fazer o diagnóstico definitivo do tumor carcinoide gastrointestinal (GI). Consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido para exame ao microscópio.
A amostra removida durante a biópsia é analisada por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença. Se células cancerosas estão presentes, o patologista determinará o tipo de tumor carcinoide GI a que corresponde.
Existem várias maneiras de retirar uma amostra de um tumor GI. Uma é utilizando o endoscópio. Quando um tumor é localizado, o médico pode utilizar pinças de biópsia através do tubo para coletar uma pequena amostra do mesmo.
Complicações como uma hemorragia após uma biópsia de um tumor carcinoide gastrointestinal são raras, mas potencialmente graves. Se ocorrer uma hemorragia, os médicos, às vezes, podem injetar medicamentos no tumor para contrair os vasos sanguíneos e diminuir ou bloquear o sangramento.
Em casos raros, a biópsia endoscópica ou a biópsia por agulha guiada por tomografia computadorizada podem não obter tecido suficiente para identificar o tipo de tumor. Nessa situação pode ser necessária a realização de uma cirurgia para retirar uma amostra mais representativa de tecido.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/09/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para tumor carcinoide gastrointestinal
- Detecção precoce do tumor carcinoide gastrointestinal
- Estadiamento do tumor carcinoide gastrointestinal
- Exames de laboratório para tumor carcinoide gastrointestinal
- Exames para diagnóstico do tumor carcinoide gastrointestinal
- Exames de Imagem para tumor carcinoide gastrointestinal
- Sinais e sintomas do tumor carcinoide gastrointestinal