Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Pênis
Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer.
Os principais tipos de biópsias utilizadas para diagnóstico do câncer de pênis são:
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Fonte: American Cancer Society (25/06/2018)
Os principais tipos de biópsias utilizadas para diagnóstico do câncer de pênis são:
- Biópsia incisional. Na biópsia incisional apenas uma parte do tecido é retirada. Este tipo de biópsia é geralmente realizada para lesões maiores, que estão ulceradas ou que cresceram profundamente no tecido peniano. Este tipo de biópsia é geralmente realizado com anestesia local.
- Biópsia excisional. Na biópsia excisional toda a lesão é retirada. Este tipo de biópsia é mais utilizado para lesões pequenas, como um nódulo ou áreas de até 1 cm de diâmetro. Este tipo de biópsia é realizado com anestesia geral.
- Biopsia dos linfonodos. No caso de pacientes com tumores grandes e profundos, os linfonodos próximos são retirados para determinar o estadiamento da doença.
- Punção aspirativa por agulha fina (PAAF). A PAAF é um procedimento rápido e pode ser realizado com anestésico local, embora normalmente não seja necessário. Na PAAF é utilizada uma agulha fina acoplada a uma seringa para aspirar uma amostra do tecido tumoral para análise. O material obtido é submetido a análise citológica. Este tipo de biópsia é realizado para verificar se o aumento dos gânglios linfáticos contém a doença. Não é usado para lesões suspeitas sobre o pénis. O procedimento é realizado com anestesia local. Se o linfonodo suspeito for profundo o posicionamento da agulha é guiado por ultrassom ou tomografia computadorizada.
- Biópsia cirúrgica. Em alguns casos, os linfonodos não são verificados com PAAF, mas a cirurgia é feita para remover um ou mais linfonodos. As biópsias dos linfonodos cirúrgicos incluem a biópsia do linfonodo sentinela e a linfadenectomia que estão descritas em nosso conteúdo Cirurgia para Câncer de Pênis.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Fonte: American Cancer Society (25/06/2018)