Biópsia para diagnóstico do câncer de timo
Embora os sinais e sintomas e os exames de imagem possam sugerir a probabilidade de um câncer de timo, os médicos só terão certeza do diagnóstico após examinar o tumor ao microscópio.
Para a maioria dos tipos de câncer, é necessária a realização de uma biópsia para confirmar a presença da doença e, em caso afirmativo, para determinar o seu tipo. Para timomas, isso raramente é feito porque os médicos geralmente podem afirmar que o tumor é provavelmente um timoma com base em sua aparência nos exames de imagem. Por essa razão, todo o tumor é removido cirurgicamente e não é realizada uma biópsia. Isso fornece tecido para o diagnóstico e ao mesmo tempo que trata o tumor. A amostra retirada durante o procedimento cirúrgico é enviada para análise anatomopatológica para confirmação diagnóstica.
Se o tumor não puder ser removido completamente durante a cirurgia, uma biópsia pode ser feita para confirmar o diagnóstico. Isso permite decidir se é necessário realizar tratamento adicional após a cirurgia.
Entretanto, se o médico suspeitar de um tipo diferente de tumor, uma biópsia é, geralmente, realizada antes da cirurgia.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 04/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.