Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Vesícula Biliar
A biópsia é um procedimento no qual uma amostra de tecido é removida e encaminhada para análise de um patologista. Para a maioria dos tipos de câncer, a biópsia é necessária para diagnosticar a doença.
Mas, no caso do câncer de vesícula, normalmente a biópsia não é realizada antes da cirurgia, para não perfurar o tumor com uma agulha sem removê-lo completamente, o que possibilitaria que as células cancerígenas se disseminem para outras áreas.
Se os exames de imagem sugerirem um tumor na vesícula biliar e não existem sinais evidentes de disseminação, a cirurgia é indicada.
Em outros casos, o médico pode sentir que a biópsia de uma área suspeita na vesícula biliar é a melhor maneira de confirmar o diagnóstico de câncer. Por exemplo, os exames de imagem podem confirmar que o tumor se disseminou ou é muito grande para ser completamente retirado cirurgicamente. Infelizmente, muitos cânceres de vesícula biliar não são removíveis no momento no diagnóstico.
Tipos de biópsias
Existem várias maneiras de coletar amostras da vesícula biliar:
Colangiografia. Se uma colangiografia é realizada, uma amostra de bile é coletada durante o procedimento para análise.
Laparoscopia. No caso de uma laparoscopia, o médico poderá coletar amostras diretamente das áreas suspeitas.
Biópsia por agulha. Se o tumor for muito grande para ser retirado numa cirurgia, é realizada uma biópsia por agulha para confirmar o diagnóstico e ajudar a definir o tratamento. Neste procedimento, é inserida uma agulha fina através da pele, sem necessidade de uma incisão cirúrgica. A inserção da agulha é geralmente guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Quando as imagens mostram que a agulha está no tumor, uma amostra é aspirada para dentro da agulha e enviada para análise.
Na maioria dos casos, é realizada a punção por agulha fina (PAAF), que utiliza uma agulha fina para coletar uma amostra de células cancerígenas. Às vezes, a PAAF não obtém células suficientes para um diagnóstico definitivo, portanto, pode ser necessária a realização de uma nova biópsia com uma agulha maior (core biopsy) para obter uma amostra maior para análise.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de Sobrevida para Câncer de Vesícula Biliar
- Laparoscopia para Câncer de Vesícula Biliar
- Detecção Precoce do Câncer de Vesícula Biliar
- Estadiamento do Câncer de Vesícula Biliar
- Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer de Vesícula Biliar
- Exames de Sangue para Diagnóstico do Câncer de Vesícula Biliar
- Sinais e Sintomas do Câncer de Vesícula Biliar