Biópsia para diagnóstico do tumor de Wilms
Na maioria das vezes, os exames de imagem podem fornecer informação suficiente para definir se uma criança tem (ou não) um tumor de Wilms, e, portanto, realizar tratamento cirúrgico. Mas o diagnóstico de certeza de tumor de Wilms é feito quando uma amostra do tumor é removida e analisada por um patologista. As células dos tumores de Wilms têm uma aparência característica, quando observadas sob o microscópio. É no estudo anatomopatológico que se determina a histologia do tumor de Wilms (histologia favorável ou desfavorável).
Na maioria dos casos, a amostra é obtida durante a cirurgia para tratar o tumor. Em algumas circunstâncias quando os médicos não tem certeza do diagnóstico ou se não se tem certeza que o tumor possa ser retirado completamente, uma amostra maior do tumor pode ser obtida durante uma biópsia. A biopsia pode ser realizada cirurgicamente ou por agulha.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.