Biópsias para câncer de sítio primário desconhecido
O exame físico, exames de imagem e exames de sangue, podem sugerir a presença de um câncer, mas na maioria dos casos, é necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico. A biópsia é importante para determinar o tipo de câncer e o local de origem.
Os diferentes tipos de biópsias que podem ser realizadas dependendo da localização do tumor:
- Biópsia por agulha. Utilizada para acessar tumores próximos à superfície do corpo.
- Biópsia por agulha grossa. Coleta amostras maiores e é utilizada para lesões mais profundas.
- Biópsia cirúrgica. Remoção de uma parte ou de todo o tumor através de cirurgia.
- Biópsia endoscópica. Utiliza um endoscópio para acessar tumores internos.
Toracocentese ou paracentese. Este procedimento é realizado em casos de derrame pleural. Uma agulha estéril é utilizada para retirar uma amostra de líquido para exame laboratorial, geralmente sob anestesia local.
Biópsia e aspiração da medula óssea. Esses procedimentos verificam se as células cancerígenas se espalharam para a medula óssea. As amostras são geralmente retiradas dos ossos da região pélvica e enviadas para análise em um laboratório de patologia.
Exames das amostras de biópsias
As amostras de biópsia são analisadas por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar doenças. Se células cancerosas estão presentes, o patologista pode determinar sua origem. Se o diagnóstico não for conclusivo, outros exames podem ser realizados:
- Imunohistoquímico. No exame imunohistoquímico as amostras da biópsia são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes. Se o tumor contiver essa substância, o anticorpo se liga às células. Produtos químicos são, em seguida, adicionados de modo que as células com os anticorpos mudam de cor.
- Citometria de fluxo. Trata células com anticorpos especiais e utiliza um feixe de laser para detectar a presença de substâncias específicas nas células, diferenciando linfomas de outros tipos de câncer.
- Citogenética. Neste exame, os cromossomos das células tumorais são observados sob um microscópio para detectar qualquer alteração. Alguns tipos de câncer têm anormalidades características em seus cromossomos encontrar essas mudanças ajuda a identificar certos tipos de câncer. Vários tipos de alterações cromossômicas podem ser encontradas nas células cancerígenas.
- Genética molecular. O exame analisa o DNA das células cancerígenas através de métodos como a reação em cadeia da polimerase (PCR) para identificar translocações cromossômicas e detectar vírus associados a certos cânceres.
- Perfil da expressão gênica. Compara a atividade genética de um câncer de sítio primário desconhecido com padrões de cânceres conhecidos para identificar sua origem.
- Microscopia eletrônica. O microscópio eletrônico usa feixes de elétrons que ajudam a encontrar pequenos detalhes da estrutura das células cancerígenas que fornecem informações sobre o tipo ou origem do tumor. Entretanto, não é usado com frequência para o câncer de câncer de sítio primário desconhecido.
Classificação do câncer de sítio primário desconhecido
Após os exames de laboratório iniciais, o patologista classifica um câncer de sítio primário desconhecido em um dos cinco tipos principais:
- Carcinoma de células escamosas
- Adenocarcinoma.
- Carcinoma pouco diferenciado.
- Carcinoma neuroendócrino.
- Neoplasia maligna pouco diferenciada.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Biópsia e Citologia das Amostras.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Taxa de sobrevida para câncer de sítio primário desconhecido
- Detecção precoce do câncer de sítio primário desconhecido
- Estadiamento do câncer de sítio primário desconhecido
- Abordagem dos exames para câncer de sítio primário desconhecido
- Exames de sangue para câncer de sítio primário desconhecido
- Exames de imagem para câncer de sítio primário desconhecido
- Sinais e sintomas do câncer de sítio primário desconhecido