[CÂNCER COLORRETAL] Eliane Furtado
Instituto Oncoguia - Eliane, conte-nos um pouco sobre a sua história. Como e quando surgiu a idéia de escrever o livro?
Eliane Furtado - Há muito tempo tinha idéia de escrever um livro. Mas nunca pensei que o tema fosse ser o câncer, minha própria história.
Sou jornalista profissional e professora universitária também. Tenho grande experiência em televisão, e em comunicação. Então pensava em escrever algo neste campo.
E tinha algumas anotações também sobre obesidade, uma vez que nos últimos anos desenvolvi obesidade mórbida face grandes dificuldades de vida, e muitos altos e baixos. Minha terapeuta, Maria Teresa Lago, me incentivava há muito tempo para eu seguir esta linha: escrever.
E sempre me achou bem humorada. Ela brincava que eu tinha facilidade de relatar o cotidiano de uma forma interessante.
Quando veio o diagnóstico em 2007, ela então disse: está na hora de colocar no papel tudo que você vai vivenciar. Não foi logo de cara. Mas com o tempo, percebi que escrever era uma grande saída para liberar minhas emoções. Comecei a escrever sem pretensão. Seis meses depois, já tinha 30 crônicas prontas.
Instituto Oncoguia - Câncer: sentença ou renovação? Como surgiu a idéia do nome do livro?
Eliane Furtado - Tive muita sorte que a Hama Editora tenha abraçado minha idéia em lançar o meu livro de crônicas. O título foi uma decisão conjunta e reflete algumas de minhas crônicas. Desde a hora da sentença, do diagnostico, até o momento da renovação – a cada exame vitorioso, a cada cirurgia bem sucedida, a cada vitória diante da quimioterapia, a cada superação.
Você pode pegar o diagnóstico e fazer dele uma sentença, chorando pelos cantos, deprimindo, se sentindo uma grande vítima, ou pode reformular tudo, dar início a uma nova história e optar pela renovação.
Não estamos todos os dias renovando? Então optei pela vida, por vencer, por ganhar esta luta, não importa quantos anos mais. Penso na vitória todos os dias. E me renovo a todos os momentos.
Instituto Oncoguia - Quais sãos os principais temas que você aborda em seu livro?
Eliane Furtado - O livro tem quarenta crônicas. Convidei meus médicos para darem também um depoimento. Cada um falou o que quis. Meu clínico Flávio fala sobre o diagnóstico, a importância dele, a precisão. Meu cirurgião Eduardo Linhares fala sobre o câncer coloretal.
Meu humano e sensível oncologista, Daniel Herchenhorn, fala sobre a especialidade, a presença de Deus na força de cada um de nós, e na luta. A psicoterapeuta Maria Teresa Lago, fala sobre o que observou na minha conduta, em nossa aliança terapêutica e cita generosamente a minha coragem diante do inesperado.
Convidei também quatro pessoas que enfrentaram o câncer, de idades variadas, com problemas diferentes, mas com uma coisa em comum: uma atitude firme e vencedora.
Eles abrilhantaram meu livro com seus depoimentos.
Nas crônicas, cheias de emoção, humor e curiosidades falo de personagens que enfeitam a minha vida e que estiveram muito presentes no meu dia a dia. Meu par, familiares, meus cachorros, amigos de infância e de vida, meus médicos. Falo da emoção frente a cada situação.
Instituto Oncoguia - Como você descobriu a doença?
Eliane Furtado - Descobri em uma de minhas consultas de rotina. Em outubro/2006, meu clínico e cardiologista, Flávio Cure, pediu vários exames. Entre eles o CEA. Nunca tinha ouvido falar neste exame. Eu queria emagrecer e precisava de uma reorganização geral clínica. Naquele momento, tudo estava normal.
Dois meses depois, já em janeiro/2007, voltei ao consultório para revisão, ele pediu tudo de novo.
O CEA de 7 em outubro/2006, aumentou para 57 em janeiro/2007. E aí ele pediu ressonância, colonoscopia e mais e mais.
Na colono encontramos três pólipos. Dois benignos, e um teimoso que não quis sair. Um tumor de um centímetro. Mas o pior, que mesmo pequeno, ele fêz um grande estrago.
Hoje em dia, a colonoscopia não é um exame obrigatório em pessoas acima de 40, 50 anos. Mas deveria ser. Ela pode evitar muitos problemas. Como a prevenção da próstata e exames de mama e útero, a colono deveria fazer parte dos preventivos.
Instituto Oncoguia - Que impacto o diagnóstico de câncer teve em sua vida?
Eliane Furtado - O que você acha? Terrível, devastador. Mas acima de tudo, de total perplexidade.
O pequeno tumor de um centímetro encontrado na colonoscopia não significaria nada se não tivesse passado, via corrente sangüínea, para o fígado. O tumor em si seria resolvido com a cirurgia. Mas a dor, o susto maior e a incerteza foram diante da sentença do diagnostico da metástase no fígado.
Muito tempo depois, cheguei a conclusão que tive sorte, minha sorte. Os nódulos estavam no fígado, só lá.
Mas até chegar a esta conclusão, muitas dúvidas, tristeza. Eu tinha dois caminhos: parar e chorar ou enfrentar. Enfrentei!
Instituto Oncoguia - De que forma você acredita que o câncer alterou a sua vida?
Eliane Furtado - Existem hoje duas Elianes. Uma antes do câncer e outra depois. Não fiquei mais boazinha e nem os defeitos desapareceram. Ainda sou a mesma neste sentido. O que mudou foi a forma de encarar certas coisas, certos problemas. Ficar diante da sentença, da dúvida se sua vida chegou ao fim, faz você refletir, querer melhora,r aproveitar melhor o banho, a preguiça do domingo, seus amigos, seu trabalho, o nascer do sol, a noite, tudo, tudo. Não se aborrecer com tanta facilidade. Nisto eu melhorei muito. Era uma estressada. Talvez pelos mimos familiares.
O câncer faz você querer mudar hábitos, como alimentação, ficar menos sedentária, relaxar mais diante dos problemas. Eu levava tudo a ferro e fogo. Hoje não levo mais.
Ah, escrevi este livro que só me dá alegrias, fiz novos amigos e amigas na clínica de tratamento, resgatei afetos, dou palestras e tenho um blog.
Estou aproveitando a vida, trabalhando, me divertindo e construindo mais. Estou cheia de planos e vivo hoje com muito mais prazer ainda.Com muita intensidade. Minha missão não terminou.
Instituto Oncoguia - Como foi a relação entre você e a sua equipe médica? Você acredita que durante o tratamento uma orientação multiprofissional é fundamental para promover a qualidade de vida do paciente?
Eliane Furtado - Venho de uma família de médicos. Pai, padrinho, tios e o irmão. Meu único irmão é cirurgião. Ele foi operado com êxito por um colega, também no intestino, em 2004. Ele queria o mesmo cirurgião para mim. Competente e ainda por cima tinha o conforto de ter plano de saúde.
Mas não tive dúvidas quando abracei minha equipe. Flávio Cure havia dado meu diagnóstico. O grande médico é aquele que descobre tudo na hora certa. Ele tinha indicações. O cirurgião e o onco. Fiquei com minha intuição. Fiquei com a equipe de Flávio Cure. Achei que o entrosamento deles seria – e foi - fundamental para o meu tratamento. Eles são unidos, colegas e trabalham em conjunto. Ficariam mais à vontade entre eles. Para mim, financeiramente, foi uma decisão pesada, muito pesada. O plano não cobria os serviços deles. Apenas exames, QT, hospital. Mas, decidi por eles. E estou imensamente feliz por isso, por esta decisão.
Meus médicos são mais do que competentes. São comprometidos com a profissão e com seus pacientes. São atualizados, estudiosos e dedicadíssimos. E também humanos e otimistas. Isto sem dúvida, contribuiu sempre muito para o meu alto astral. Quando a peteca caia um pouco, ligava para eles. E perguntava ":- Eu tenho futuro? Você acha mesmo que vou vencer?”
Eles sempre tinham a palavra certa.
E tome nota, eu passei por três cirurgias, dois procedimentos e mais tratamento. Eles agora fazem parte da minha vida, da minha história.
Só não abri mão da minha terapeuta, que já me acompanhava há dois anos. Não quis nenhum outro profissional nesta área.
O envolvimento de todos, a cumplicidade entre nós, me levou a escrever minha homenagem a toda equipe na crônica O reencontro..
Instituto Oncoguia - A fé é importante nessas horas?
Eliane Furtado - A fé é importante sempre. No dia a dia, ao sair de casa, à noite agradecendo por tudo.
A fé em Deus. Todas as religiões nos levam a Deus. Mas você também precisa ter fé em você, na sua força, em si mesmo, e na certeza que seus médicos farão tudo que há de melhor. No caso, os grandes médicos.
Instituto Oncoguia - Você acredita que a informação também melhora a qualidade de vida do paciente?
Eliane Furtado - Claro! Se eu soubesse que deveria fazer colonoscopia logo que meu irmão foi diagnosticado, eu teria feito. A prevenção, o diagnostico precoce é tudo, é tudo!
Na época não conhecia meu clínico Flávio. Ele era médico de meus primos.
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Teve alguma coisa que você fez durante seu tratamento que fez a diferença? O que é fundamental?
Eliane Furtado - Chore apenas um pouco. Fique triste por apenas alguns momentos. A certeza da vitória tem que nortear sua vida daqui pra frente. Leve uma vida normal dentro do possível. E é possível. Trabalhe, viaje, pequenos passeios, cerque-se de pessoas positivas, alegres, que tratem você normalmente. Fale abobrinhas, ria muito, se você gosta de bichinhos de estimação, apegue-se a eles. Se não gosta, aprenda a gostar. Eles fazem a maior companhia e mantém sua mente ocupada. Veja filmes, ouça música, cante alto, namore, sonhe, faça projetos. Sempre.
E se resguarde dos chatos de plantão, aqueles que tem receita de lojas de peruca, de remédios milagrosos, de filosofias baratas, aqueles que olham para você e dizem:
- "Puxa você está tão bem...” E ficam, no fundo, com aquele olhar horrorizado.
Ora, claro que você está bem. Está viva, lutando. Você está em tratamento, tratamento para vencer. A gente toma remédio, faz QT, radio para curar, para vencer, não para morrer.
E depois, já parou para pensar: todo mundo morre um dia. Ninguém, mas ninguém mesmo vai ficar por aqui. E depois, acidentes acontecem. Sempre. Encare o câncer com um acidente que aconteceu. Você não é vítima de nada.
E enquanto estamos por aqui, vamos aproveitar.
Um brinde a todos. Saúde!
Instituto Oncoguia - O que você achou do Oncoguia? Tem alguma sugestão a nos fazer?
Eliane Furtado - Que iniciativa maravilhosa. Para falar a verdade, ainda não conhecia, porque evito acessar sites que falem sobre doenças. Mas quando o espaço é esclarecedor e de bom gosto, é uma benção para todos aqueles que querem obter informações idôneas dadas por uma equipe composta por profissionais sérios e comprometidos.
Aproveito para agradecer a oportunidade, e convidar a todos para entrar no meu blog. Fiz um grande lançamento do livro, na Cultura esta semana, e o livro já está em São Paulo.
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Figueiredo
- [CÁNCER DE MAMA] Pâmela Barbosa Camilo
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia de Oliveira Gois
- [TUMOR CEREBRAL] Roberto Carlos Bartolomei
- [SARCOMA DE REGIÃO PLANTAR] Victor Rafael F. Brito
- [CÂNCER DE PRÓSTATA E MELANOMA] Luiz Carlos Tiso
- [CÂNCER DE SEIOS PARANASAIS] Daniela Carolina Possidonio
- [LEUCEMIA] André Lucas de Carvalho
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Thaíssa
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Ângela Maria da Silva
- [CÂNCER DE PELE] Conceição Gomes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Luis Carlos Tiso
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] José Roberto
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Heinrich Barth
- [CÂNCER DE MAMA] Denise Amadeu
- [CÂNCER DE MAMA] Priscilla Bonna Passamani
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Adriana Venâncio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Eduardo Fares
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes (Netinha)
- [CÂNCER DE MAMA] Luzinete Silveira
- [CÂNCER DE MAMA] Silvana
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Roseane Viana
- [CÂNCER COLORRETAL] Carlos de Franco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Marcia Oliveira
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Aparecida de Souza
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Fernanda Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Karina Fideles
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Castro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Marcelle Costal
- [CÂNCER DE MAMA] Sandra Maria Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Thalita Cárceres
- [LINFOMA DE HODGKIN] Ilcivana Izidro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Lenir Damasceno
- [CÂNCER DE MAMA] Roberta
- [CÂNCER DE MAMA] Elivania Pinheiro
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Cristina
- [CÂNCER DE PULMÃO] Esther Grynsztejn
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Simone de Azevedo
- [CÂNCER DE RETO] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Neusa Lenhardt
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Helen Rodrigues
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Túlasi
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Sirley Cristiane
- [CÂNCER DE BEXIGA E PULMÃO] Leila
- [CÂNCER LINFÁTICO] Maria da Gloria
- [MICROADENOMA CEREBRAL] Priscila Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Jane Bernardo
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Juliana Vargas
- [CÂNCER COLORRETAL] Émerson Mendonça
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mônica Oliveira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Georgia Louzão
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Cristina
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Pereira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Renata
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Josilaine Bubach
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Lucas Rodrigues
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Euza Perpétuo
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Antonio Figueiró
- [CÂNCER DE MAMA] Déborah Viana
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Ângela Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Marques
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MELANOMA] Alessandra Lopes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Carlos Mazzuca
- [CÂNCER DE MAMA] Iêda Moraes
- [CÂNCER NO PERICÁRDIO] Jocely Mota
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Marísia de Barros
- [CÂNCER COLORRETAL] Suzane Oliveira
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Cleide Regina
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Richard Silva
- [CÂNCER DE OROFARINGE E PALATO] Benito Valerio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Claudio Scheidt
- [CÂNCER DE CÓLON] Raul Giannini
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Ribeiro
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana Peres
- [TUMOR NEUROENDÓCRINO NO MEDIASTINO] Rosane Carolino
- [CÂNCER DE INTESTINO] Simone Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Aline Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Mariluce da Silva
- [CÂNCER DE PULMÃO] Elaine Fleming
- [CÂNCER DE MAMA] Camila Fernandez
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes
- [CÂNCER DE MAMA] Carla Argolo
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Herberth Magalhães
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Mara Coeli
- [MIELOMA MÚLTIPLO] José Antonio
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Fatima Lopes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Miriam Tessis
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Imbert Krahl
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ieda Maria
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Eliete Rodrigues
- [CÂNCER DE RIM] Jerônimo Trotta
- [LINFOMA NÃO HODKGIN] José Gabriel
- [CÂNCER DE ÚTERO] Vera Ladeiras
- [CÂNCER DE MAMA] Andreia Turra
- [CÂNCER DE MAMA] Andrea Dyminski
- [PSEUDOMIXOMA PERITONEAL] Bianca Graziani
- [CÂNCER DE MAMA] Mariângela Sofiatti
- [TUMOR CEREBRAL] Cesar Augusto Pina Filho
- [DESMOIDE DO PLEXO BRAQUIAL] Fernanda Cunha
- [TUMOR ÓSSEO] Ana Lúcia Sales Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Rayanna
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Regiane da Silva Rosa
- [CÂNCER DE MAMA] Juliana
- [CÂNCER DE MAMA] Débora Rodrigues Monteiro
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Rita de Cássia Barbosa Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana B. Fassina
- [CÂNCER DE MAMA] Neide Maria Roque da Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Cátia de Fátima Jonas Dias
- [CÂNCER DE MAMA] Lindalva
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Faria Braga Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Benassi
- [CÂNCER DE MAMA] Vania Castanheira
- [CÂNCER DE PULMÃO] Marcelo Mangueira de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Cuono
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Tânia Soares Ribeiro
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Wilia Furtado
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Gisely Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [CÂNCER DE MAMA] Nadja Nobre Coelho Rodrigues
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Mario Jorge Guimarães Veiros
- [CÂNCER DE MAMA] Alessandra de Paiva Castro
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Jussara Regina Pereira
- [MELANOMA] Semíramis
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Maria Pereira
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Paulo Roberto Tavela
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Maria Gorete Lamim
- [CÂNCER DE MAMA] Marize Terezinha Trabbold
- [CÂNCER DE MAMA] Thais Aragão
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [CÂNCER DE MAMA] Síntia Adriana Costa
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Katiane Andrade
- [CÂNCER DE MAMA] Adelaine Magno
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lucia Vieira Vilarino
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [LINFOMA DE HODGKIN] Priscila Veiga
- [CÂNCER DE LARINGE] Marcelo de Almeida Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Idnéia Monteiro Ferminio
- [CÂNCER DE MAMA] Ludmilla Almeida
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Angela Canario
- [CÂNCER DE MAMA] Yanna
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Carmem Lucia Correia Genoese
- [TUMOR ÓSSEO] Raquel Soares de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane M. Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Edna Silvia Dionisi
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Marilene
- [CÂNCER DE MAMA] Nair
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Daiane Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Selma Roberta Costa
- [CÂNCER DE LARINGE] Osório José Amandio
- [CÂNCER COLORRETAL] Milena Monteiro
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda
- [CÂNCER DE MAMA] Cláudia Yoshida
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Rambaldi
- [CÂNCER DE MAMA] Maricy
- [TUMOR CEREBRAL] Mariana Becaro
- [CÂNCER DE MAMA] Rosália Milsztajn
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Nazareth Siqueira Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Erica Ap. de Godoi
- [CÂNCER DE MAMA e de TIREOIDE] Maria de Fátima Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Maísa Aguiar
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ana Margarida de Castro Teixeira
- [CÂNCER DE INTESTINO] Melissa Cristina Costa Bueno
- [CÂNCER DE FÍGADO] Andrea Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Jusciane Ferreira
- [CÂNCER DE MAMA] Andréia Schossler Lemos
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana Spena
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ângela
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Soniah Lisboa
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Rafaela Hortência da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida R. Netto
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mariana Sória
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Enyceli Felix Trindade da Silva
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elenice Santos Lameiro
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Pinzan
- [CÂNCER DE MAMA] Sueli Brusco
- [CÂNCER DE MAMA] Virginia Melo
- [CARCINOMA ADENÓIDE CÍSTICO DE GLÂNDULA LACRIMAL] Sueli Fabiano
- [CÂNCER DE MAMA] Celeste Bottrel Batista
- [CÂNCER DE MAMA] Rita Abissamra
- [MELANOMA] Lizandra Fernandes
- [LINFOMA DE HODGKIN] Gabrielle Oliveira
- [GLIOBLASTOMA MULTIFORME] Everaldo Vieira do Nascimento
- [CÂNCER DE MAMA] Sabrina Frâncio Estrasulas Jardim
- [CÂNCER COLORRETAL] Karen Pacheco
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Kenchicoski
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Antoane Fernandes
- [CÂNCER DE MAMA] Cristiane Chagas
- [CÂNCER COLORRETAL] Silvio Klinguelfus Junior
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Nanci Bueno Venturini
- [CÂNCER COLORRETAL] Geraldo Voltz Laps
- [CÂNCER COLORRETAL] Caroline Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Lúcia
- [CÂNCER COLORRETAL] Marilice
- [CÂNCER COLORRETAL] Pierre Torregrossa
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Carneiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Elila Waisberg
- [CÂNCER DE MAMA] Monique Vargas
- [CÂNCER DE BOCA] Susineia
- [TUMOR DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL] Maria Helena de Andrade
- [CÂNCER DE INTESTINO] Lorena Marques de Lima
- [CÂNCER DE PULMÃO] Luci Mary Ubeid
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Nilce Pettinate
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Gimeni Motta de Alkmim Fernandes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Rogério de Sousa Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER COLORRETAL] Reinaldo Ezequiel do Nascimento
- [MELANOMA] Fábio Luiz Baldassin
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane Patricio
- [CÂNCER DE PELE] Denise Gromatzky
- [MELANOMA] Andrea Panessa
- [MELANOMA] Márcia Fleury
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Kamilla Barbosa
- [CÂNCER DE MAMA] Irleyse Garcia Costa de Sá
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Izabel A. Soares
- [CÂNCER DE MAMA] Evelin de Moraes Scarelli
- [CÂNCER DE MAMA] Helena Conserva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Fontes Moreira
- [CÂNCER DE MAMA] Marlene Diniz
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maisa Aleksandravicius
- [CÂNCER DE MAMA] Maria dos Aflitos Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Maria do Socorro P. Amorim
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lúcia Vaz Marques
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Yvone
- [CÂNCER DE MAMA] Teresinha da Silva Sales
- [CÂNCER DE MAMA] Virna Soledade
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Claudia Lage
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida Affonso
- [CÂNCER DE MAMA] Elizabeth Ribeiro Corrêa
- [CÂNCER DE INTESTINO] Deorandy Francisco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Maria Bianchini
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Rejane
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Leda De Domenico Pinheiro
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda R. A. Ferreira
- [POLICITEMIA VERA] Carlos Alberto Brandão
- [LEUCEMIA] Andrea Jacini
- [CÂNCER DE LARINGE] Noelia Paula de França
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Heloísa Orsolini Albertotti
- [CÂNCER DE RIM] Aparecido Soares de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Lucinda Almeida
- [LINFOMA] Marcelo Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Daniella Cristina de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Zilda C. Lourenço Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Migliacci
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maria Aparecida dos Santos
- [CÂNCER COLORRETAL] Graça Chaves Moraes
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Carla A. Basqueira
- [LINFOMA DE HODGKIN] Aline Gabriela Copceski
- [CÂNCER CEREBRAL] Karina Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Lizete Morikawa
- [CÂNCER DE INTESTINO] José Walter da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Márcia M. Zanette Molha
- [CÂNCER DE MAMA] Lúcia Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Santos
- [CÂNCER DE MAMA] Idaisa Mota Cavalcantti
- [CÂNCER DE MAMA] Luzia Faro Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Andréa Ferraz Mesquita
- [LINFOMA DE HODGKIN] Carin Cristine Ottoni
- [CÂNCER DE MAMA] Carmen Lucia
- [CÂNCER DE MAMA] Claudia H. F. Rute
- [CÂNCER COLORRETAL] Francisco G. de Araújo Fo.
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Nélson Buis Sonntag
- [CÂNCER DE MAMA] Liliana Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Riva Fainberg Rosenthal
- [CÂNCER DE PULMÃO] Sylvia Matos
- [LEUCEMIA] João e o dodói bem grandão
- [CÂNCER DE BEXIGA] Adelaide M. C. Glasser
- [CÂNCER DE RIM] Damaris T. Q. do Nascimento
- [CÂNCER DE PULMÃO] Aljan de Miranda Araújo
- [CÂNCER DE MAMA] Ruth Rendeiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Victoria Parente
- [CÂNCER DE MAMA] Rosemeire F. V. Nascimento
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Karla de A. Magalhães
- [CÂNCER DO SNC] Leonardo do Espírito Santo
- [CÂNCER DE PÂNCREAS] Janeska de Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Luiza Polessa
- [CÂNCER DE MAMA] Clélia Bessa
- [CÂNCER DE MAMA] Margareth G. Martins
- [CÂNCER DE MAMA] Marina Maior
- [LINFOMA DE HODGKIN] Janaina Cittolin dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Bárbara S. M. Hortelan
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Vanessa Santos Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Renata dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Lígia Albuquerque
- [CÂNCER DE ÚTERO] Angela Maria Alves
- [CÂNCER DE MAMA] Regina Maria
- [CÂNCER DE MAMA] Alba Teresinha P. Fusco
- [CÂNCER DE MAMA] Vanda Cordeiro dos Santos
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria do Rosário Orlandeli
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Ruiz Zanin
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elida Regina Torok
- [CÂNCER DE MAMA] Cristina Rezende
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Paulo Gomide