[CÂNCER COLORRETAL] Milena Monteiro
Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
Milena Monteiro - Meu nome é Milena, tenho 30 anos, moro em Recife, Pernambuco. Sou aficionada por todo tipo de arte, adoro praticar exercícios, e me divertir com minha família e amigos, jogar vídeo game, aprender novas línguas etc.
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer colorretal?
Milena Monteiro - Descobri que tinha um tumor no reto médio/superior em abril de 2012. Sempre tive o intestino preso, e há cerca de 3 anos aconteciam episódios de sangramento nas fezes. Como era esporádico, não dei importância julguei ser apenas hemorroidas. Com o tempo o sangramento se tornou frequente e mais intenso, foi quando decidi procurar o médico e com a colonoscopia e biópsia constatou-se um tumor maligno de 8 cm.
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?
Milena Monteiro - Fui pegar o resultado da biópsia sozinha e não tive coragem de abrir, pois já havia pesquisado e pelo tamanho, as chances de não ser maligno eram muito pequenas. Quando abri e li: "Adenocarcinoma intestinal maligno” chorei copiosamente. Achava que iria morrer. Só pensava em tudo o que eu ainda tinha para viver. Afinal só tinha 29 anos. Tive raiva do mundo, de Deus, afinal estava com um câncer que ocorre aos 60 anos, e aos 50 quando tem casos na família. Na minha família só tem caso de câncer de mama e útero.
Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?
Milena Monteiro - No momento eu só conseguia pensar que não poderia mais ter filhos. Não pela quimioterapia, e sim pela radioterapia. Minha mãe havia tido câncer de mama em 2007, e eu já sabia de muitas coisas, que a químio poderia influenciar temporariamente, mas a radio poderia trazer um dano permanente, pois a região era muito próxima dos ovários. Pesquisava e não conseguia achar nenhum caso igual ao meu com alguma mulher em idade fértil.
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?
Milena Monteiro - Recebi o carinho e o apoio de toda minha família, do meu namorado e da família dele também. Precisei de remédio para dormir, mas na mesma semana já fui ao coloproctologista, e já tinha marcado minha primeira ressonância. Nos primeiros contatos com os médicos fiquei mais tranquila, pois todos diziam que eu tinha um bom prognóstico, uma boa chance de cura, pois as células malignas eram bem diferenciadas, o que indicava que responderiam bem ao tratamento.
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?
Milena Monteiro - Sim. Foram 2 ciclos de quimioterapia junto com 28 sessões de radioterapia para diminuição do tumor, 30 dias depois fui operada. Não fui ostomizada (bolsa coletora de fezes) e a cirurgia foi ótima, por vídeo, e ser jovem contribuiu para o sucesso dela. Depois fiz mais 8 sessões de quimioterapia, por conta de um linfonodo com metástase encontrado na biópsia da retirada de 12 cm de intestino grosso/reto.
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?
Milena Monteiro - A radioterapia foi o mais difícil. Tive diarreia todos os dias. A minha pele teve queimaduras profundas entre as nádegas, o que me impedia de andar, sentar e até dormir de costas. O momento de evacuar era horrível, sentia como se tudo estivesse ferido, mesmo quando só passava líquido. Chorava muito sempre que ia ao banheiro por conta das dores. A radio foi a vilã para mim, eu não ligava para o cabelo, pedia a Deus que me deixasse careca, mas não me deixasse infértil...
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?
Milena Monteiro - O cabelo cai, mas não todo, em compensação era uma semana inteira muito fraca. Durante as químios pós-cirurgia as fezes era muito duras, mesmo comendo apenas líquido. Eram dias horríveis, muitas dores e sangramento. Cheguei a pesar 49 kg, tendo começado o tratamento com 55 kg. Mas o pior efeito ainda persiste, mesmo 6 meses após o término do tratamento, que é a neuropatia periférica. Com o pé e os dedos das mãos dormentes, não conseguia segurar objetos, nem fazer coisas básicas como abotoar a blusa ou o sutiã. Aos poucos tem melhorado.
Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?
Milena Monteiro - Ótima. Principalmente minha oncologista, que sempre me recebe com um sorriso. Posso me considerar com muita sorte, pois tive o privilégio de ter ao meu lado ótimos profissionais.
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?
Milena Monteiro - Além dos médicos, as enfermeiras e técnicas de enfermagem da químio, os técnicos de radiologia da radioterapia, os atendentes, os profissionais de copa e limpeza, todos atenciosos e carinhosos.
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
Milena Monteiro - No centro onde fiz quimioterapia havia uma psicóloga, que antes de cada químio conversava comigo, para saber como estava me sentindo durante o tratamento.
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
Milena Monteiro - Não, apesar do centro de quimioterapia disponibilizar, mas não procurei.
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
Milena Monteiro - Finalizei em fevereiro de 2013, foram 11 meses.
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?
Milena Monteiro - Quase normal. Voltei a trabalhar, mas ainda preciso ir a muitos médicos, fazer muitos exames e tratar das sequelas como disco-artrose na coluna, e outros problemas ginecológicos e de fertilização. Fiquei com ovários diminuídos e hormônios em nível de menopausa.
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.
Milena Monteiro - Sou funcionária pública, trabalho no setor administrativo de uma escola, mas sou formada em design e concluí este ano uma especialização EAD que havia dado início antes do tratamento, e graças a compreensão da instituição consegui concluir, mesmo durante o tratamento. Meus planos para o futuro é estudar mais, mestrado, e também conseguir ter meu próprio negócio! Também pretendo dar início aos preparativos do meu casamento! A vida está apenas começando!
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
Milena Monteiro - Chore. Brigue com o mundo. Você tem esse direito. Mas logo depois, aceite e comece a lidar com a doença. Tenha em mente que você tem o poder de fazer e mudar tudo o que estiver ao seu alcance. O que não estiver deixe com os médicos e com a força maior que nos guia. Acredite que tudo é possível, até mesmo que não seja. Sorria e faça aquilo que você tem vontade, você pode.
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
Milena Monteiro - Muito importante! Munido de informação você questiona seu médico, e até oferece outras opções em várias situações.
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar?De que maneira?
Milena Monteiro - Sim. Sempre pesquisava as coisas na internet, lia de blogs a artigos científicos. Questionava meus médicos, minha cunhada que também é médica. E é assim que pretendo continuar para melhorar minha qualidade de vida após o câncer, pois tive muitas sequelas as quais ainda não sei se serão definitivas.
Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?
Milena Monteiro - Conheci através de um grupo que faço parte, numa rede social de mulheres que têm ou tiveram câncer.
Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?
Milena Monteiro - Que continuem com o belo trabalho. No dia que entrei no site e vi a primeira entrevista, li todos os casos parecidos com o meu. É muito bom quando encontramos alguém que viveu algo parecido, não nos sentimos sozinhos. Isso é muito importante para quem vive essa doença.
Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?
Milena Monteiro - Eu não sabia. Mas creio que o meu pedido é igual ao de muitos brasileiros. Sou privilegiada, pois tenho plano de saúde e tive acesso a um bom tratamento. Mas vários brasileiros não têm esta sorte. E o que os políticos podem fazer é exigir melhores tratamentos e condições a essas pessoas. O câncer ainda é uma doença muito cruel, que quando não mata, deixa consequências, muitas vezes, indesejáveis. Precisamos do apoio, físico e emocional. Não nos deixem de lado, somos preciosos. Somos importantes.- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Figueiredo
- [CÁNCER DE MAMA] Pâmela Barbosa Camilo
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia de Oliveira Gois
- [TUMOR CEREBRAL] Roberto Carlos Bartolomei
- [SARCOMA DE REGIÃO PLANTAR] Victor Rafael F. Brito
- [CÂNCER DE PRÓSTATA E MELANOMA] Luiz Carlos Tiso
- [CÂNCER DE SEIOS PARANASAIS] Daniela Carolina Possidonio
- [LEUCEMIA] André Lucas de Carvalho
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Thaíssa
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Ângela Maria da Silva
- [CÂNCER DE PELE] Conceição Gomes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Luis Carlos Tiso
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] José Roberto
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Heinrich Barth
- [CÂNCER DE MAMA] Denise Amadeu
- [CÂNCER DE MAMA] Priscilla Bonna Passamani
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Adriana Venâncio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Eduardo Fares
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes (Netinha)
- [CÂNCER DE MAMA] Luzinete Silveira
- [CÂNCER DE MAMA] Silvana
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Roseane Viana
- [CÂNCER COLORRETAL] Carlos de Franco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Marcia Oliveira
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Aparecida de Souza
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Fernanda Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Karina Fideles
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Castro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Marcelle Costal
- [CÂNCER DE MAMA] Sandra Maria Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Thalita Cárceres
- [LINFOMA DE HODGKIN] Ilcivana Izidro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Lenir Damasceno
- [CÂNCER DE MAMA] Roberta
- [CÂNCER DE MAMA] Elivania Pinheiro
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Cristina
- [CÂNCER DE PULMÃO] Esther Grynsztejn
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Simone de Azevedo
- [CÂNCER DE RETO] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Neusa Lenhardt
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Helen Rodrigues
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Túlasi
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Sirley Cristiane
- [CÂNCER DE BEXIGA E PULMÃO] Leila
- [CÂNCER LINFÁTICO] Maria da Gloria
- [MICROADENOMA CEREBRAL] Priscila Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Jane Bernardo
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Juliana Vargas
- [CÂNCER COLORRETAL] Émerson Mendonça
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mônica Oliveira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Georgia Louzão
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Cristina
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Pereira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Renata
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Josilaine Bubach
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Lucas Rodrigues
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Euza Perpétuo
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Antonio Figueiró
- [CÂNCER DE MAMA] Déborah Viana
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Ângela Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Marques
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MELANOMA] Alessandra Lopes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Carlos Mazzuca
- [CÂNCER DE MAMA] Iêda Moraes
- [CÂNCER NO PERICÁRDIO] Jocely Mota
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Marísia de Barros
- [CÂNCER COLORRETAL] Suzane Oliveira
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Cleide Regina
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Richard Silva
- [CÂNCER DE OROFARINGE E PALATO] Benito Valerio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Claudio Scheidt
- [CÂNCER DE CÓLON] Raul Giannini
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Ribeiro
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana Peres
- [TUMOR NEUROENDÓCRINO NO MEDIASTINO] Rosane Carolino
- [CÂNCER DE INTESTINO] Simone Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Aline Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Mariluce da Silva
- [CÂNCER DE PULMÃO] Elaine Fleming
- [CÂNCER DE MAMA] Camila Fernandez
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes
- [CÂNCER DE MAMA] Carla Argolo
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Herberth Magalhães
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Mara Coeli
- [MIELOMA MÚLTIPLO] José Antonio
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Fatima Lopes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Miriam Tessis
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Imbert Krahl
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ieda Maria
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Eliete Rodrigues
- [CÂNCER DE RIM] Jerônimo Trotta
- [LINFOMA NÃO HODKGIN] José Gabriel
- [CÂNCER DE ÚTERO] Vera Ladeiras
- [CÂNCER DE MAMA] Andreia Turra
- [CÂNCER DE MAMA] Andrea Dyminski
- [PSEUDOMIXOMA PERITONEAL] Bianca Graziani
- [CÂNCER DE MAMA] Mariângela Sofiatti
- [TUMOR CEREBRAL] Cesar Augusto Pina Filho
- [DESMOIDE DO PLEXO BRAQUIAL] Fernanda Cunha
- [TUMOR ÓSSEO] Ana Lúcia Sales Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Rayanna
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Regiane da Silva Rosa
- [CÂNCER DE MAMA] Juliana
- [CÂNCER DE MAMA] Débora Rodrigues Monteiro
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Rita de Cássia Barbosa Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana B. Fassina
- [CÂNCER DE MAMA] Neide Maria Roque da Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Cátia de Fátima Jonas Dias
- [CÂNCER DE MAMA] Lindalva
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Faria Braga Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Benassi
- [CÂNCER DE MAMA] Vania Castanheira
- [CÂNCER DE PULMÃO] Marcelo Mangueira de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Cuono
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Tânia Soares Ribeiro
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Wilia Furtado
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Gisely Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [CÂNCER DE MAMA] Nadja Nobre Coelho Rodrigues
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Mario Jorge Guimarães Veiros
- [CÂNCER DE MAMA] Alessandra de Paiva Castro
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Jussara Regina Pereira
- [MELANOMA] Semíramis
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Maria Pereira
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Paulo Roberto Tavela
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Maria Gorete Lamim
- [CÂNCER DE MAMA] Marize Terezinha Trabbold
- [CÂNCER DE MAMA] Thais Aragão
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [CÂNCER DE MAMA] Síntia Adriana Costa
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Katiane Andrade
- [CÂNCER DE MAMA] Adelaine Magno
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lucia Vieira Vilarino
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [LINFOMA DE HODGKIN] Priscila Veiga
- [CÂNCER DE LARINGE] Marcelo de Almeida Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Idnéia Monteiro Ferminio
- [CÂNCER DE MAMA] Ludmilla Almeida
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Angela Canario
- [CÂNCER DE MAMA] Yanna
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Carmem Lucia Correia Genoese
- [TUMOR ÓSSEO] Raquel Soares de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane M. Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Edna Silvia Dionisi
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Marilene
- [CÂNCER DE MAMA] Nair
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Daiane Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Selma Roberta Costa
- [CÂNCER DE LARINGE] Osório José Amandio
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda
- [CÂNCER DE MAMA] Cláudia Yoshida
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Rambaldi
- [CÂNCER DE MAMA] Maricy
- [TUMOR CEREBRAL] Mariana Becaro
- [CÂNCER DE MAMA] Rosália Milsztajn
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Nazareth Siqueira Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Erica Ap. de Godoi
- [CÂNCER DE MAMA e de TIREOIDE] Maria de Fátima Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Maísa Aguiar
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ana Margarida de Castro Teixeira
- [CÂNCER DE INTESTINO] Melissa Cristina Costa Bueno
- [CÂNCER DE FÍGADO] Andrea Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Jusciane Ferreira
- [CÂNCER DE MAMA] Andréia Schossler Lemos
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana Spena
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ângela
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Soniah Lisboa
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Rafaela Hortência da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida R. Netto
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mariana Sória
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Enyceli Felix Trindade da Silva
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elenice Santos Lameiro
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Pinzan
- [CÂNCER DE MAMA] Sueli Brusco
- [CÂNCER DE MAMA] Virginia Melo
- [CARCINOMA ADENÓIDE CÍSTICO DE GLÂNDULA LACRIMAL] Sueli Fabiano
- [CÂNCER DE MAMA] Celeste Bottrel Batista
- [CÂNCER DE MAMA] Rita Abissamra
- [MELANOMA] Lizandra Fernandes
- [LINFOMA DE HODGKIN] Gabrielle Oliveira
- [GLIOBLASTOMA MULTIFORME] Everaldo Vieira do Nascimento
- [CÂNCER DE MAMA] Sabrina Frâncio Estrasulas Jardim
- [CÂNCER COLORRETAL] Karen Pacheco
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Kenchicoski
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Antoane Fernandes
- [CÂNCER DE MAMA] Cristiane Chagas
- [CÂNCER COLORRETAL] Silvio Klinguelfus Junior
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Nanci Bueno Venturini
- [CÂNCER COLORRETAL] Geraldo Voltz Laps
- [CÂNCER COLORRETAL] Caroline Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Lúcia
- [CÂNCER COLORRETAL] Marilice
- [CÂNCER COLORRETAL] Pierre Torregrossa
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Carneiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Elila Waisberg
- [CÂNCER DE MAMA] Monique Vargas
- [CÂNCER DE BOCA] Susineia
- [TUMOR DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL] Maria Helena de Andrade
- [CÂNCER DE INTESTINO] Lorena Marques de Lima
- [CÂNCER DE PULMÃO] Luci Mary Ubeid
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Nilce Pettinate
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Gimeni Motta de Alkmim Fernandes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Rogério de Sousa Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER COLORRETAL] Reinaldo Ezequiel do Nascimento
- [MELANOMA] Fábio Luiz Baldassin
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane Patricio
- [CÂNCER DE PELE] Denise Gromatzky
- [MELANOMA] Andrea Panessa
- [MELANOMA] Márcia Fleury
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Kamilla Barbosa
- [CÂNCER DE MAMA] Irleyse Garcia Costa de Sá
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Izabel A. Soares
- [CÂNCER DE MAMA] Evelin de Moraes Scarelli
- [CÂNCER DE MAMA] Helena Conserva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Fontes Moreira
- [CÂNCER DE MAMA] Marlene Diniz
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maisa Aleksandravicius
- [CÂNCER DE MAMA] Maria dos Aflitos Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Maria do Socorro P. Amorim
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lúcia Vaz Marques
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Yvone
- [CÂNCER DE MAMA] Teresinha da Silva Sales
- [CÂNCER DE MAMA] Virna Soledade
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Claudia Lage
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida Affonso
- [CÂNCER DE MAMA] Elizabeth Ribeiro Corrêa
- [CÂNCER DE INTESTINO] Deorandy Francisco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Maria Bianchini
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Rejane
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Leda De Domenico Pinheiro
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda R. A. Ferreira
- [POLICITEMIA VERA] Carlos Alberto Brandão
- [LEUCEMIA] Andrea Jacini
- [CÂNCER DE LARINGE] Noelia Paula de França
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Heloísa Orsolini Albertotti
- [CÂNCER DE RIM] Aparecido Soares de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Lucinda Almeida
- [LINFOMA] Marcelo Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Daniella Cristina de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Zilda C. Lourenço Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Migliacci
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maria Aparecida dos Santos
- [CÂNCER COLORRETAL] Graça Chaves Moraes
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Carla A. Basqueira
- [LINFOMA DE HODGKIN] Aline Gabriela Copceski
- [CÂNCER CEREBRAL] Karina Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Lizete Morikawa
- [CÂNCER DE INTESTINO] José Walter da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Márcia M. Zanette Molha
- [CÂNCER DE MAMA] Lúcia Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Santos
- [CÂNCER DE MAMA] Idaisa Mota Cavalcantti
- [CÂNCER DE MAMA] Luzia Faro Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Andréa Ferraz Mesquita
- [LINFOMA DE HODGKIN] Carin Cristine Ottoni
- [CÂNCER DE MAMA] Carmen Lucia
- [CÂNCER DE MAMA] Claudia H. F. Rute
- [CÂNCER COLORRETAL] Francisco G. de Araújo Fo.
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Nélson Buis Sonntag
- [CÂNCER DE MAMA] Liliana Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Riva Fainberg Rosenthal
- [CÂNCER DE PULMÃO] Sylvia Matos
- [LEUCEMIA] João e o dodói bem grandão
- [CÂNCER DE BEXIGA] Adelaide M. C. Glasser
- [CÂNCER DE RIM] Damaris T. Q. do Nascimento
- [CÂNCER DE PULMÃO] Aljan de Miranda Araújo
- [CÂNCER DE MAMA] Ruth Rendeiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Victoria Parente
- [CÂNCER DE MAMA] Rosemeire F. V. Nascimento
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Karla de A. Magalhães
- [CÂNCER DO SNC] Leonardo do Espírito Santo
- [CÂNCER DE PÂNCREAS] Janeska de Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Luiza Polessa
- [CÂNCER DE MAMA] Clélia Bessa
- [CÂNCER DE MAMA] Margareth G. Martins
- [CÂNCER DE MAMA] Marina Maior
- [LINFOMA DE HODGKIN] Janaina Cittolin dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Bárbara S. M. Hortelan
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Vanessa Santos Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Renata dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Lígia Albuquerque
- [CÂNCER DE ÚTERO] Angela Maria Alves
- [CÂNCER DE MAMA] Regina Maria
- [CÂNCER DE MAMA] Alba Teresinha P. Fusco
- [CÂNCER DE MAMA] Vanda Cordeiro dos Santos
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria do Rosário Orlandeli
- [CÂNCER COLORRETAL] Eliane Furtado
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Ruiz Zanin
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elida Regina Torok
- [CÂNCER DE MAMA] Cristina Rezende
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Paulo Gomide