[CÂNCER DE LARINGE] Noelia Paula de França

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
Noélia Paula - Meu nome é Noelia Paula de França, tenho 61 anos, sou Funcionária Pública, resido em Salvador-Ba, me interesso por Internet: artes gráficas, redes sociais; artes: cursos, artigos, obras, etc.
 
Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?
 
Noélia Paula - As suspeitas se iniciaram em março de 2007, fui percebendo a presença de rouquidão. Eu, na época, residia em Ilhéus-Ba. Procurei o meu médico, que aproximadamente me acompanhava há 5 (cinco) anos. Ele me examinou ocularmente e prescreveu MAXSULIDE, pedindo para que eu retornasse após 5 dias. Ao retornar fui reexaminada, contudo, o próprio não constatou nenhum diagnóstico. Inconformada, procurei auxílio nesta Capital, mais especificamente no Hospital Santa Isabel / SSA, onde foi diagnosticado Câncer de Laringe.
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?
Noélia Paula - Fiquei emocionada, mas procurei me reestabelecer para enfrentar o tratamento, e assim conseguir vencer mais essa batalha.
 
Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação no momento em que te deram a notícia?
 
Noélia Paula - Financeira, o que viria pela frente, e não queria de jeito algum ficar em cima da cama dando trabalho aos outros.

Instituto Oncoguia - Quais foram os passos tomados após o recebimento do diagnóstico?

Noélia Paula - Providenciei imediatamente a minha mudança para esta Capital e programei a rotina que viria pela frente.

Instituto Oncoguia - Em que momento do tratamento você se encontra agora? Quais tratamentos você já realizou?

Noélia Paula - Estou sob-regulação do meu médico por períodos de dois em dois meses, devido ao aparecimento de um cisto na corda vocal esquerda, que curiosamente, está sendo fundamental para a minha dicção, somente tendo a necessidade de retirada caso aumente ou venha a causar problemas respiratórios.
 
Fui submetida a 5 (cinco) intervenções cirúrgicas com a finalidade de retirar os tumores e realizar biopsias, sendo que na última cirurgia houve a necessidade de se fazer uma traqueostomia mais duas intervenções, ou seja, 3 cirurgias em uma. Saliento que também foi preciso que eu ficasse internada por 23 dias e mais 11 dias sob os cuidados do Home Care. Informo ainda que no período de 2007 a 2009 fui submetida a tais intervenções cirúrgicas, a 39 sessões de radioterapia e 8 de fonoterapia. Convém salientar que na segunda cirurgia,foi encontrado na Biopsia ,Displasia com alterações citopáticas virais e exo-ulceração focal.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Noélia Paula - Radioterapia, devido as precauções e sensibilidades oriundas do tratamento.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Noélia de Paula - Não.

Instituto Oncoguia - Como é a sua relação com o seu médico?

Noélia de Paula - Muito harmoniosa e repleta de confiança, findamos laços de amizade e respeito.Ele tem me dado todo apoio que necessito.
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento com equipe multiprofissional?
 
Noélia de Paula - Somente durante a internação.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, o que é mais difícil de enfrentar durante o tratamento e por quê?

Noélia de Paula - O mais difícil foi enfrentar o pós-cirúrgico.Por que vivo só sem apoio de familiares,pois vivem no interior e eu decidi morar aqui em Salvador.Enfrento todo o tratamento sozinha,mas não esmoreci,pq meu médico me dá todo o apoio e incentivo para viver.
 
Instituto Oncoguia - O que foi fundamental e lhe ajudou a enfrentar o câncer?
 
Noélia de Paula - A minha fé em Deus que colocou um grande médico para cuidar de mim e se não fosse por ele eu já estaria morta.
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Nos conte sobre seu trabalho e planos para o futuro.
 
Noélia de Paula - Normal. Sigo em frente como se nada tivesse acontecido.Vou a Barzinho,Teatro,leio,aprendi a lidar com a Internet da qual e hoje participo de Comunidades e Redes Sociais.Não me aposentaram por que são desumanos,pois fiquei com sequelas,mas estou com um Advogado. Para o futuro, pretendo fazer matrícula especial na UFBA.
 
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer?
 
Noélia de Paula - Fé e Esperança.Ter confiança no médico,se não tiver procure outro e evitar a depressão. Essa sim, mata mais depressa que o câncer.
 
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
 
Noélia Paula - É fundamental, pois há pessoas que entram em desespero, achando que já estão mortas.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Noélia Paula - Primeiro pelo meu medico.Depois fui pesquisando na internet a respeito do Papiloma, mas tudo só era confirmação. E se me permitem, gostaria de citar o nome do meu médico, Dr. Adriano Santana Fonseca, Otorrinolaringologista e Cirurgião de cabeça e pescoço.
 
Instituto Oncoguia - Como você acredita que o trabalho do Oncoguia ajuda os pacientes? Te ajudou/ajuda de alguma forma?
 
Noélia Paula - Sim e muito.Vocês enviaram a cartilha, por sinal muito boa e bem que poderia ser distribuída no Hospital ou clinica a cada paciente em todo o Brasil.
 
Instituto Oncoguia - Mais alguma coisa que você gostaria de nos contar?
 
O cigarro foi o causador, mas já tinha refluxo e estresse. No dia que recebi o resultado da primeira Biopsia, meu médico explicou tudo com detalhes e me disse categoricamente: Vamos lutar pela sua cura, mas a única coisa que vou proibir é o cigarro. E dali,quando sai, joguei o cigarro fora, nunca mais fumei.
 
Foi um milagre, pois fumei 43 anos, fiz todos os tratamentos existentes no Brasil e nunca conseguia largar.
 
A vida é um milagre e eu sou o milagre.      
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho