[CÂNCER DE MAMA] Eliane M. Fonseca

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Eliane M. Fonseca - Me chamo Eliane M. Fonseca, tenho 32 anos, estou noiva, moro em Aparecida de Goiânia e adoro ler e fazer compras.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Eliane M. Fonseca - Senti um nódulo grande no seio esquerdo, fui ao mastologista, fiz uma ultrassonografia e o resultado foi cisto benigno. Fiquei um ano tratando o que seria um cisto, até que fiz a cirurgia pra retirá-lo e em fevereiro de 2013. A biópsia acusou Carcinoma Infiltrante do tipo não especial- grau 03.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Eliane M. Fonseca - Fiquei em choque, chorei por vários dias. Quando minha médica, Aline Nunes, que é um amor, confirmou, eu derramei uma única lágrima, depois sentei na porta do hospital e chorei 30 minutos sem parar.

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Eliane M. Fonseca - Se teria chance de vencer a doença e se meu cabelo cairia.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Eliane M. Fonseca - Fiz alguns exames complementares e fiz a segunda cirurgia com Dr. Rogério, meu médico gato, sem esvaziamento axilar e minha recuperação foi ótima, graças a Deus.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Eliane M. Fonseca - Sim, iniciei as quimioterapias dia 08 de julho e a segunda, dia 30, são quatro vermelhas das quais já fiz duas e quatro brancas. Graças a Deus minha imunidade esta colaborando.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Eliane M. Fonseca - A quimioterapia, sem dúvida, mexe não só com o nosso físico, mas também com o emocional, você ver os cabelos caindo não é nem fácil e nem agradável de se ver.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Eliane M. Fonseca - Por enquanto muito pouco e espero que continue assim, tive apenas um leve enjoo, salivação e gosto ruim na boca.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Eliane M. Fonseca - Ótima! Meus médicos são os melhores, graças a Deus! Falaram abertamente sobre a doença comigo, me explicaram, pacientemente, como seria todo o processo. Gostaria de agradecer ao Dr. Rogério, o príncipe, e minha dupla de super poderosas Dra. Aline Regina Nunes e Cristiane Pacheco.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Eliane M. Fonseca - Ginecologista. Dr. Euler Alves Ferreira, que implantou o DIU em mim, já que não posso engravidar, as mastologistas, Dra. Aline Regina Nunes e Dra. Cristiane Pacheco, o oncologista, Dr. Gabriel Felipe Santiago e a nutricionista, Mariana de Sousa Nunes.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Eliane M. Fonseca - Não.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Eliane M. Fonseca - Sim, preciso perder peso para fazer a reconstrução da mama.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Eliane M. Fonseca - Estou em tratamento ainda.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Eliane M. Fonseca - Tem dias que tenho vontade de chutar o balde, mas logo a raiva passa e agradeço a Deus pela chance de fazer um tratamento. Olho pra minha família que me ama e contam com minha fé em Deus e minha força para vencer essa batalha. Hoje vivo um dia de cada vez, afinal, o futuro a Deus pertence.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Eliane M. Fonseca - Sempre trabalhei demais, agora pretendo trabalhar menos e com o que eu realmente gosto, que é culinária, me casar e viver intensamente.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Eliane M. Fonseca - Chore tudo que quiser chorar, fique perto de pessoas que te amam, te fazem bem, não dê ouvidos às notícias ruins, o que não te acrescenta também não diminui. Tenha fé em Deus, ele é a nossa fortaleza e o nosso refúgio. É difícil, mas você vai vencer!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Eliane M. Fonseca - É muito importante, anote suas dúvidas em um caderninho e leve junto com você em suas consultas. Não volte para casa sem entender o que acontece com seu corpo.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Eliane M. Fonseca - Basicamente na internet, na fan page da Flávia Flores e de tantas outras companheiras da jornada oncológica.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Eliane M. Fonseca - Através da super poderosa Evelin Scarelli. Tiro todas as dúvidas no site e ate já indiquei para amigas que estão iniciando o tratamento.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Eliane M. Fonseca - Sim, vamos fazer encontros nas capitais, que tal começar por Goiânia?

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

Eliane M. Fonseca - Eu tive a chance de fazer minha reconstrução de mama imediata, mas, por causa da burocracia, não pude fazer. Por quê? Porque a mamografia não é gratuita para prevenir moças a partir dos 20 anos. Custa mais caro para o SUS um tratamento com cirurgias, quimioterapias e radioterapias do que um exame de mamografia. Vamos olhar com mais carinho para nossa saúde.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho