Câncer de mama HER2
Entre 15% e 20% dos tumores de mama têm níveis mais altos da proteína HER2. Esses cânceres são denominados câncer de mama HER2 positivos.
O que é a proteína HER2
A HER2 é uma proteína que ajuda as células do câncer de mama a crescerem rapidamente. As células cancerígenas que apresentam níveis elevados dessa proteína são denominadas HER2+. Esses tumores tendem a crescer e se disseminar mais rapidamente do que os tumores HER2-, mas são muito mais propensos a responderem bem ao tratamento com medicamentos específicos que usam a proteína como alvo.
Testes para os tumores de mama para HER2
Para determinar os níveis de HER2 das células de um tumor, a amostra da biópsia ou da cirurgia é analisada por exames como imunohistoquímica (IHC) ou hibridação fluorescente in situ (FISH).
Resultados dos exames
Os resultados dos testes orientarão o médico sobre as melhores opções terapêuticas para cada paciente.
O exame imunohistoquímico é o mais comum para esse tipo de teste. Ainda que não exista evidência de que ele é mais preciso do que o FISH, este é mais caro e os resultados demoram mais tempo para ficarem prontos.
- Se o resultado da imunohistoquímica for 0, o tumor é HER2-. Esses tumores não respondem ao tratamento com medicamentos que têm como alvo a proteína HER2.
- Se o resultado da imunohistoquímica for 1+, o tumor é HER2-. Esses tumores não respondem ao tratamento com medicamentos que têm como alvo a proteína HER2.
- Se o resultado da imunohistoquímica for 2+, o status HER2 do tumor não está claro. Isso geralmente implica na realização de mais exame para definir o diagnóstico.
- Se o resultado da imunohistoquímica for 3+, o câncer é HER2+. Esses tumores geralmente são tratados com medicamentos que têm como alvo a proteína HER2.
Tumores de mama triplo-negativos. Esses tumores não têm muita proteína HER2 e também não têm receptores de estrogênio ou progesterona. Eles são HER2-, ER- e PR-. A hormonioterapia e os medicamentos específicos que têm como alvo a proteína não são úteis no tratamento desses tumores.
Tumores de mama triplo positivo. Esses tumores são HER2+, ER+ e PR+. Eles são tratados com medicamentos hormonais, bem como medicamentos específicos que têm como alvo a proteína HER2.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Outros testes genéticos para câncer de mama
- Câncer de mama: ploidia e proliferação celular
- Testes da expressão gênica do câncer de mama
- Câncer de mama receptor de hormônio
- Diagnosticando o câncer de mama durante a gravidez
- Exames de imagem para câncer de mama disseminado
- Ressonância magnética das mamas
- Classificação do câncer de mama
- Taxa de sobrevida para câncer de mama
- Estadiamento do câncer de mama
- Mamografia das mamas
- Ultrassom das mamas
- Recomendações para diagnóstico precoce do câncer de mama
- Biópsia da mama
- Exames experimentais para diagnóstico do câncer de mama
- Sinais e sintomas do câncer de mama