Câncer de mama invasivo
Os cânceres de mama que se disseminaram para o tecido mamário adjacente são denominados invasivos. A maioria dos cânceres de mama é invasivo, mas existem diferentes tipos. Os dois mais frequentes são o carcinoma ductal invasivo e o carcinoma lobular invasivo.
O câncer de mama inflamatório e o câncer de mama triplo negativo também são tipos de câncer de mama invasivo. Saiba mais sobre cada um deles.
Carcinoma ductal invasivo
O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) é o tipo mais frequente de câncer de mama, chegando a cerca de 80% do casos de cânceres de mama invasivos.
O carcinoma ductal invasivo se inicia em um ducto mamário, rompe a parede desse ducto e cresce no tecido adiposo da mama. A partir daí, pode se disseminar (gerar metástase) para outras partes do corpo através do sistema linfático e da circulação sanguínea.
Carcinoma lobular invasivo
O carcinoma lobular invasivo começa nas glândulas produtoras de leite, chamadas lóbulos.. Assim como o carcinoma ductal invasivo, esse tipo pode se disseminar para outras partes do corpo. Cerca de 10% dos cânceres de mama invasivos são carcinomas lobulares invasivos. Esse tipo também costuma ser mais difícil de ser detectado no exame físico e nos exames de imagens, como nas mamografias, do que o carcinoma ductal invasivo. Quando comparado a outros tipos de carcinomas invasivos, cerca de 10% das mulheres com esse tipo de tumor podem ter a doença nas duas mamas.
Tipos menos frequentes de cânceres de mama invasivos
Existem alguns subtipos de carcinomas invasivos que são menos frequentes que os cânceres de mama mencionados acima. Cada um deles representa menos de 5% dos cânceres de mama diagnosticados. Esses subtipos são, muitas vezes, nomeados pelas características celulares que podem ser observadas ao microscópio.
Alguns desses subtipos podem ter melhores resultados com o tratamento do que o carcinoma ductal invasivo padrão. Esses incluem:
- Carcinoma cístico adenoide.
- Carcinoma metaplásico.
- Carcinoma medular.
- Carcinoma mucinoso.
- Carcinoma papilífero.
- Carcinoma tubular.
Alguns subtipos têm os mesmos ou talvez piores resultados com o tratamento do que o carcinoma ductal invasivo. Esses incluem:
- Carcinoma metaplásico.
- Carcinoma micropapilar.
- Carcinoma misto (tem características de ductal e do lobular invasivo).
Em geral, todos esses subtipos são tratados como carcinomas ductal invasivos.
Tratamento do câncer de mama invasivo
O tratamento do câncer de mama invasivo depende do estadiamento da doença e de outros fatores. A maioria das mulheres fará algum tipo de cirurgia para a retirada do tumor. Dependendo do tipo de câncer de mama e do estadiamento, poderá ser necessário realizar tratamentos adicionais antes ou depois da cirurgia, ou às vezes simultaneamente.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/11/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.