[CÂNCER DE MAMA] Luiza Polessa
Instituto Oncoguia - Luiza, conte-nos um pouco sobre a sua história. Como e quando surgiu a ideia de escrever o livro?
Luiza Polessa - Gosto muito de escrever. Minha primeira graduação foi em Letras, sou Mestre em Literatura Brasileira. Tenho por hábito registrar as coisas que me acontecem, sobretudo as que me mobilizam. Fiz várias anotações sobre minha entrada no universo oncológico, como paciente, desde que suspeitei do diagnóstico de câncer de mama – carcinoma ductal infiltrante. A decisão de escrever foi determinada por uma urgência de organização interna. Pude situar, identificar e elaborar o turbilhão de sentimentos que me invadiam através da escrita. Já a decisão de publicar o livro surgiu do interesse em estabelecer uma interlocução com as pessoas que convivem, direta ou indiretamente, com a realidade do câncer. Tudo o de que necessitamos neste momento é ouvir de quem conhece a doença, como ela é enfrentada.
Instituto Oncoguia - Como surgiu a ideia do nome do livro? Qual o principal enfoque do livro?
Luiza Polessa - O título Entre Nós surgiu da intenção de se criar um ambiente de intimidade, cumplicidade e confidência entre as pessoas que adentram no universo do câncer. Quis promover uma interatividade discursiva. Como num bate-papo, de forma que o leitor também fosse incluído na conversa. Desde que o livro foi publicado, já recebi algumas dezenas de e-mails de leitores que estabeleceram diálogos preciosos com o texto e que me oferecem a oportunidade de rever, de atualizar minha história com a doença.
O livro tem dois enfoques, daí ser dividido em 2 partes.
Na primeira, falo sobre minha experiência pessoal com o câncer. Relato desde o momento em que percebi que os resultados dos exames não seriam favoráveis até o momento em que entreguei os originais para a editora, com 2 anos de tratamento. Por saber do efeito terapêutico que a escrita exerce sobre mim, solicitei a algumas pessoas muito próximas que escrevessem sobre o que estava sendo para elas estar ao meu lado nesse momento tão especial de minha existência. Estes depoimentos, de familiares, amigos e profissionais de saúde integram esta primeira parte.
Na segunda, o foco recai sobre minha experiência profissional. Já era especialista em Psico-Oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) há alguns anos quando recebi o diagnóstico de câncer. Sugeri a algumas pacientes que estavam sendo atendidas por mim que registrassem sua trajetória com a doença. A partir de seus relatos abordo conteúdos como medo, perdas, morte, insegurança, fragilidade, sexualidade, família, tratamentos, relacionamentos.
Instituto Oncoguia - Como você descobriu a doença?
Luiza Polessa - Descobri a doença através de meus exames de rotina. No ano anterior estavam normais. Daí a importância de realizarmos anualmente exames de ultrassonografia e mamografia. Com um diagnóstico precoce as chances de cura são maiores e os procedimentos menos invasivos.
Instituto Oncoguia - Que impacto o diagnóstico de câncer teve em sua vida?
Luiza Polessa - O maior impacto foi a perda da fantasia de imortalidade. Senti a morte de perto pela primeira vez em minha vida. Outro grande impacto foi a perda de minha identidade. Estava muito identificada com a saúde. Perder o status de saudável provocou em mim um abalo muito profundo. No momento, terminados os tratamentos, os 5 anos de hormonioterapia, vivo sob o gratificante e revelador impacto de ser uma sobrevivente.
Instituto Oncoguia - Qual foi a fase mais difícil do seu tratamento?
Luiza Polessa - Foi a fase dos efeitos colaterais dos tratamentos, a radio e a hormonioterapia. Devido à leucopenia, sofri infecção por herpes zoster, que acarretou uma paralisia facial. A astenia e o ressecamento cutâneo e mucoso também foram difíceis de ser enfrentados.
Instituto Oncoguia - Você acha que o câncer alterou a sua vida? De que forma.
Luiza Polessa - Não se passa impunemente por uma doença que traz tantas ameaças, sofrimentos. Um sentimento que me marca muito particularmente é o da alegria de poder renascer a cada momento na própria vida. Poder fazer tudo o que eu fazia antes com a consciência de finitude que hoje guardo de mim e de quase todas as coisas tornou minha existência nova, instigante, desafiadora.
Instituto Oncoguia - Como foi a relação entre você e a sua equipe médica? Você acredita que durante o tratamento uma orientação multiprofissional é fundamental para promover a qualidade de vida do paciente?
Luiza Polessa - A relação entre mim e a equipe médica se construiu ao longo do tempo. Fiz em janeiro 6 anos de cirurgia e estou com a mesma equipe, que me atende de forma cada vez mais satisfatória. No início, eram todos desconhecidos. E eu vinha de uma relação de 30 anos com profissionais que eram minha referência, o ginecologista, homeopata e acupunturista. Logo na primeira consulta com o oncologista houve um impasse, ele solicitou outros pareceres para definir se me encaminhava ou não para a quimioterapia, o que me fragilizou ainda mais. Os sentimentos hostis que tive em relação a sua conduta foram superados com muitas conversas, esclarecimentos e hoje temos uma relação de muita confiança, seriedade, solidariedade, respeito e amizade. Posso afirmar que estes profissionais, mastologista e oncologista são hoje minha grande referência.
Não podemos mais pensar em saúde, tratamento, sem orientação multiprofissional. Alopatia, homeopatia, acupuntura, ortomolecular, fisioterapia, nutrição, fitoterapia, exercício físico contribuem para o restabelecimento, amenização e eliminação de sintomas. Mas devem estar submetidos à supervisão e orientação médica, sobretudo do oncologista, pois sabemos que algumas substâncias interagem com os medicamentos, podendo alterar-lhes as respostas previstas.
O psicólogo, sobretudo o psico-oncologista, tem um papel fundamental na promoção do equilíbrio, bem-estar, melhora na qualidade de vida, seja do paciente, de um familiar, ou da própria família como um todo.
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
Luiza Polessa - Que se cerque de profissionais competentes e humanos para ser bem orientado e bem acolhido em seus medos, dúvidas, questionamentos. Que enfrente sua fragilidade, respeite seus sentimentos. Que tenha coragem para lidar com os estigmas da doença. Que peça ajuda sempre que precisar. Que não se envergonhe de estar doente. Que se permita receber as manifestações de amor, afeto, solidariedade. Que procure se informar sobre sua doença, pois esta é uma atitude que facilita a interação com médicos e permite a quebra dos tantos tabus, mitos e fantasias existentes em torno do câncer. Que compartilhe sua experiência. Que procure enriquecer a vida com esta experiência. E aproveite a oportunidade de se conhecer mais e melhor através de tudo o que está sendo vivido, sentido, sofrido a partir da doença e apesar dela.
Instituto Oncoguia - Teve alguma coisa que você fez durante o seu tratamento que fez a diferença? Que é fundamental?
Luiza Polessa - Sim, minha atividade espiritual e minhas práticas de meditação. Sem este esteio teria sido mais difícil. O que observo em minha clínica nas pessoas que não têm intimidade com o seu interior, que não promovem um encontro genuíno com sua sabedoria interna é que elas ficam mais desorientadas, acovardadas, sem esperança.
Outra coisa que fez a diferença foi poder usufruir de tantos laços afetivos construídos. O apoio de meu marido, familiares e amigos foi fundamental na minha recuperação.
Instituto Oncoguia - E como psicóloga, o que mudou no seu trabalho? Você continua atendendo pacientes com câncer?
Luiza Polessa - Minha atividade clínica está cada vez mais voltada para a oncologia. O fato de eu ter tido um câncer aproximou-me de forma muito singular de meus pacientes. Meu adoecimento, segundo uma de minhas irmãs, foi um estágio avançado em Psico-Oncologia que realizei. Hoje, não importa qual a demanda dos que me procuram, se oncológicos ou não, aproveito toda oportunidade para assinalar a importância dos vínculos afetivos estruturados, estruturantes, amorosos, solidários em nossas vidas, sem os quais o inverso da doença é muito rigoroso. Hoje realizo um trabalho preventivo que tem como base a conscientização da necessidade de mudança e transformação de tudo o que não está contribuindo para nosso equilíbrio, bem-estar e alegria de viver.
Instituto Oncoguia - O que você achou do Oncoguia? Tem alguma sugestão a fazer?
Luiza Polessa - O Oncoguia presta à população um serviço de utilidade pública. É um portal completo para o paciente oncológico, familiares, amigos, cuidadores. Também os profissionais da oncologia e áreas afins podem dele se beneficiar, sobretudo de sua abordagem multiprofissional. As informações sobre a doença e os tratamentos são bem fundamentadas e atualizadas. Sua abordagem multiprofissional permite ao interessado o acesso à informação sobre nutrição, odontologia, fisioterapia, psicologia, atividade física, direitos dos pacientes com câncer. O portal oferece, ainda, dicas sobre o dia-a-dia do tratamento, sobre como melhorar a qualidade de vida. Também disponibiliza o fale conosco, onde profissionais qualificados esclarecem as dúvidas dos interessados. Além dos colunistas e entrevistados.
O caráter interativo do Oncoguia permite a troca entre os pacientes, tão cheia de confidências, tão rica em suporte que só quem está com os pés na mesma estrada pode oferecer. Aliás, este é o mote do ENTRE NÓS, compartilhar saberes, sentimentos, experiências. A parceria com a Rádio Mundial permite ao Oncoguia alcançar um público mais abrangente e heterogêneo com o programa: Conversando sobre o Câncer.
A sugestão que quero fazer diz respeito à espiritualidade, à meditação. Talvez seja interessante somar aos tantos conteúdos já existentes, textos sagrados, técnicas de meditação, de relaxamento, de respiração. A hipnose também contribui muito para a melhora da qualidade de vida do paciente oncológico, sobretudo com suas técnicas para o alívio de muitos sintomas físicos presentes nos tratamentos, como dor, náusea, insônia.
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Figueiredo
- [CÁNCER DE MAMA] Pâmela Barbosa Camilo
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia de Oliveira Gois
- [TUMOR CEREBRAL] Roberto Carlos Bartolomei
- [SARCOMA DE REGIÃO PLANTAR] Victor Rafael F. Brito
- [CÂNCER DE PRÓSTATA E MELANOMA] Luiz Carlos Tiso
- [CÂNCER DE SEIOS PARANASAIS] Daniela Carolina Possidonio
- [LEUCEMIA] André Lucas de Carvalho
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Thaíssa
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Ângela Maria da Silva
- [CÂNCER DE PELE] Conceição Gomes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Luis Carlos Tiso
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] José Roberto
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Heinrich Barth
- [CÂNCER DE MAMA] Denise Amadeu
- [CÂNCER DE MAMA] Priscilla Bonna Passamani
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Adriana Venâncio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Eduardo Fares
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes (Netinha)
- [CÂNCER DE MAMA] Luzinete Silveira
- [CÂNCER DE MAMA] Silvana
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Roseane Viana
- [CÂNCER COLORRETAL] Carlos de Franco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Marcia Oliveira
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Aparecida de Souza
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Fernanda Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Karina Fideles
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Castro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Marcelle Costal
- [CÂNCER DE MAMA] Sandra Maria Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Thalita Cárceres
- [LINFOMA DE HODGKIN] Ilcivana Izidro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Lenir Damasceno
- [CÂNCER DE MAMA] Roberta
- [CÂNCER DE MAMA] Elivania Pinheiro
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Cristina
- [CÂNCER DE PULMÃO] Esther Grynsztejn
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Simone de Azevedo
- [CÂNCER DE RETO] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Neusa Lenhardt
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Helen Rodrigues
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Túlasi
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Sirley Cristiane
- [CÂNCER DE BEXIGA E PULMÃO] Leila
- [CÂNCER LINFÁTICO] Maria da Gloria
- [MICROADENOMA CEREBRAL] Priscila Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Jane Bernardo
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Juliana Vargas
- [CÂNCER COLORRETAL] Émerson Mendonça
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mônica Oliveira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Georgia Louzão
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Cristina
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Pereira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Renata
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Josilaine Bubach
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Lucas Rodrigues
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Euza Perpétuo
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Antonio Figueiró
- [CÂNCER DE MAMA] Déborah Viana
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Ângela Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Marques
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MELANOMA] Alessandra Lopes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Carlos Mazzuca
- [CÂNCER DE MAMA] Iêda Moraes
- [CÂNCER NO PERICÁRDIO] Jocely Mota
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Marísia de Barros
- [CÂNCER COLORRETAL] Suzane Oliveira
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Cleide Regina
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Richard Silva
- [CÂNCER DE OROFARINGE E PALATO] Benito Valerio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Claudio Scheidt
- [CÂNCER DE CÓLON] Raul Giannini
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Ribeiro
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana Peres
- [TUMOR NEUROENDÓCRINO NO MEDIASTINO] Rosane Carolino
- [CÂNCER DE INTESTINO] Simone Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Aline Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Mariluce da Silva
- [CÂNCER DE PULMÃO] Elaine Fleming
- [CÂNCER DE MAMA] Camila Fernandez
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes
- [CÂNCER DE MAMA] Carla Argolo
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Herberth Magalhães
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Mara Coeli
- [MIELOMA MÚLTIPLO] José Antonio
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Fatima Lopes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Miriam Tessis
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Imbert Krahl
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ieda Maria
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Eliete Rodrigues
- [CÂNCER DE RIM] Jerônimo Trotta
- [LINFOMA NÃO HODKGIN] José Gabriel
- [CÂNCER DE ÚTERO] Vera Ladeiras
- [CÂNCER DE MAMA] Andreia Turra
- [CÂNCER DE MAMA] Andrea Dyminski
- [PSEUDOMIXOMA PERITONEAL] Bianca Graziani
- [CÂNCER DE MAMA] Mariângela Sofiatti
- [TUMOR CEREBRAL] Cesar Augusto Pina Filho
- [DESMOIDE DO PLEXO BRAQUIAL] Fernanda Cunha
- [TUMOR ÓSSEO] Ana Lúcia Sales Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Rayanna
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Regiane da Silva Rosa
- [CÂNCER DE MAMA] Juliana
- [CÂNCER DE MAMA] Débora Rodrigues Monteiro
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Rita de Cássia Barbosa Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana B. Fassina
- [CÂNCER DE MAMA] Neide Maria Roque da Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Cátia de Fátima Jonas Dias
- [CÂNCER DE MAMA] Lindalva
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Faria Braga Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Benassi
- [CÂNCER DE MAMA] Vania Castanheira
- [CÂNCER DE PULMÃO] Marcelo Mangueira de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Cuono
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Tânia Soares Ribeiro
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Wilia Furtado
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Gisely Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [CÂNCER DE MAMA] Nadja Nobre Coelho Rodrigues
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Mario Jorge Guimarães Veiros
- [CÂNCER DE MAMA] Alessandra de Paiva Castro
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Jussara Regina Pereira
- [MELANOMA] Semíramis
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Maria Pereira
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Paulo Roberto Tavela
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Maria Gorete Lamim
- [CÂNCER DE MAMA] Marize Terezinha Trabbold
- [CÂNCER DE MAMA] Thais Aragão
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [CÂNCER DE MAMA] Síntia Adriana Costa
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Katiane Andrade
- [CÂNCER DE MAMA] Adelaine Magno
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lucia Vieira Vilarino
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [LINFOMA DE HODGKIN] Priscila Veiga
- [CÂNCER DE LARINGE] Marcelo de Almeida Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Idnéia Monteiro Ferminio
- [CÂNCER DE MAMA] Ludmilla Almeida
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Angela Canario
- [CÂNCER DE MAMA] Yanna
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Carmem Lucia Correia Genoese
- [TUMOR ÓSSEO] Raquel Soares de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane M. Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Edna Silvia Dionisi
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Marilene
- [CÂNCER DE MAMA] Nair
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Daiane Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Selma Roberta Costa
- [CÂNCER DE LARINGE] Osório José Amandio
- [CÂNCER COLORRETAL] Milena Monteiro
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda
- [CÂNCER DE MAMA] Cláudia Yoshida
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Rambaldi
- [CÂNCER DE MAMA] Maricy
- [TUMOR CEREBRAL] Mariana Becaro
- [CÂNCER DE MAMA] Rosália Milsztajn
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Nazareth Siqueira Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Erica Ap. de Godoi
- [CÂNCER DE MAMA e de TIREOIDE] Maria de Fátima Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Maísa Aguiar
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ana Margarida de Castro Teixeira
- [CÂNCER DE INTESTINO] Melissa Cristina Costa Bueno
- [CÂNCER DE FÍGADO] Andrea Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Jusciane Ferreira
- [CÂNCER DE MAMA] Andréia Schossler Lemos
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana Spena
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ângela
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Soniah Lisboa
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Rafaela Hortência da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida R. Netto
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mariana Sória
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Enyceli Felix Trindade da Silva
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elenice Santos Lameiro
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Pinzan
- [CÂNCER DE MAMA] Sueli Brusco
- [CÂNCER DE MAMA] Virginia Melo
- [CARCINOMA ADENÓIDE CÍSTICO DE GLÂNDULA LACRIMAL] Sueli Fabiano
- [CÂNCER DE MAMA] Celeste Bottrel Batista
- [CÂNCER DE MAMA] Rita Abissamra
- [MELANOMA] Lizandra Fernandes
- [LINFOMA DE HODGKIN] Gabrielle Oliveira
- [GLIOBLASTOMA MULTIFORME] Everaldo Vieira do Nascimento
- [CÂNCER DE MAMA] Sabrina Frâncio Estrasulas Jardim
- [CÂNCER COLORRETAL] Karen Pacheco
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Kenchicoski
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Antoane Fernandes
- [CÂNCER DE MAMA] Cristiane Chagas
- [CÂNCER COLORRETAL] Silvio Klinguelfus Junior
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Nanci Bueno Venturini
- [CÂNCER COLORRETAL] Geraldo Voltz Laps
- [CÂNCER COLORRETAL] Caroline Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Lúcia
- [CÂNCER COLORRETAL] Marilice
- [CÂNCER COLORRETAL] Pierre Torregrossa
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Carneiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Elila Waisberg
- [CÂNCER DE MAMA] Monique Vargas
- [CÂNCER DE BOCA] Susineia
- [TUMOR DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL] Maria Helena de Andrade
- [CÂNCER DE INTESTINO] Lorena Marques de Lima
- [CÂNCER DE PULMÃO] Luci Mary Ubeid
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Nilce Pettinate
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Gimeni Motta de Alkmim Fernandes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Rogério de Sousa Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER COLORRETAL] Reinaldo Ezequiel do Nascimento
- [MELANOMA] Fábio Luiz Baldassin
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane Patricio
- [CÂNCER DE PELE] Denise Gromatzky
- [MELANOMA] Andrea Panessa
- [MELANOMA] Márcia Fleury
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Kamilla Barbosa
- [CÂNCER DE MAMA] Irleyse Garcia Costa de Sá
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Izabel A. Soares
- [CÂNCER DE MAMA] Evelin de Moraes Scarelli
- [CÂNCER DE MAMA] Helena Conserva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Fontes Moreira
- [CÂNCER DE MAMA] Marlene Diniz
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maisa Aleksandravicius
- [CÂNCER DE MAMA] Maria dos Aflitos Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Maria do Socorro P. Amorim
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lúcia Vaz Marques
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Yvone
- [CÂNCER DE MAMA] Teresinha da Silva Sales
- [CÂNCER DE MAMA] Virna Soledade
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Claudia Lage
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida Affonso
- [CÂNCER DE MAMA] Elizabeth Ribeiro Corrêa
- [CÂNCER DE INTESTINO] Deorandy Francisco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Maria Bianchini
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Rejane
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Leda De Domenico Pinheiro
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda R. A. Ferreira
- [POLICITEMIA VERA] Carlos Alberto Brandão
- [LEUCEMIA] Andrea Jacini
- [CÂNCER DE LARINGE] Noelia Paula de França
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Heloísa Orsolini Albertotti
- [CÂNCER DE RIM] Aparecido Soares de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Lucinda Almeida
- [LINFOMA] Marcelo Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Daniella Cristina de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Zilda C. Lourenço Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Migliacci
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maria Aparecida dos Santos
- [CÂNCER COLORRETAL] Graça Chaves Moraes
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Carla A. Basqueira
- [LINFOMA DE HODGKIN] Aline Gabriela Copceski
- [CÂNCER CEREBRAL] Karina Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Lizete Morikawa
- [CÂNCER DE INTESTINO] José Walter da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Márcia M. Zanette Molha
- [CÂNCER DE MAMA] Lúcia Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Santos
- [CÂNCER DE MAMA] Idaisa Mota Cavalcantti
- [CÂNCER DE MAMA] Luzia Faro Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Andréa Ferraz Mesquita
- [LINFOMA DE HODGKIN] Carin Cristine Ottoni
- [CÂNCER DE MAMA] Carmen Lucia
- [CÂNCER DE MAMA] Claudia H. F. Rute
- [CÂNCER COLORRETAL] Francisco G. de Araújo Fo.
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Nélson Buis Sonntag
- [CÂNCER DE MAMA] Liliana Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Riva Fainberg Rosenthal
- [CÂNCER DE PULMÃO] Sylvia Matos
- [LEUCEMIA] João e o dodói bem grandão
- [CÂNCER DE BEXIGA] Adelaide M. C. Glasser
- [CÂNCER DE RIM] Damaris T. Q. do Nascimento
- [CÂNCER DE PULMÃO] Aljan de Miranda Araújo
- [CÂNCER DE MAMA] Ruth Rendeiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Victoria Parente
- [CÂNCER DE MAMA] Rosemeire F. V. Nascimento
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Karla de A. Magalhães
- [CÂNCER DO SNC] Leonardo do Espírito Santo
- [CÂNCER DE PÂNCREAS] Janeska de Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Clélia Bessa
- [CÂNCER DE MAMA] Margareth G. Martins
- [CÂNCER DE MAMA] Marina Maior
- [LINFOMA DE HODGKIN] Janaina Cittolin dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Bárbara S. M. Hortelan
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Vanessa Santos Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Renata dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Lígia Albuquerque
- [CÂNCER DE ÚTERO] Angela Maria Alves
- [CÂNCER DE MAMA] Regina Maria
- [CÂNCER DE MAMA] Alba Teresinha P. Fusco
- [CÂNCER DE MAMA] Vanda Cordeiro dos Santos
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria do Rosário Orlandeli
- [CÂNCER COLORRETAL] Eliane Furtado
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Ruiz Zanin
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elida Regina Torok
- [CÂNCER DE MAMA] Cristina Rezende
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Paulo Gomide