[CÂNCER DE OVÁRIO] Ângela
Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
Ângela - Eu sou Ângela, tenho 61 anos, uma família muito querida e especial, como quase todo mundo. Estou com Elias há 42 anos, sendo 36 de casada. Tenho três filhos: Andrea, casada com Arturo, Rodrigo, casado com a Clecia, e João Paulo, casado com a Priscila, que trouxeram as amadas e abençoadas netas, Tereza, Lya e Clara, sendo que aguardamos para julho a vinda de um neto.
Dediquei-me aos filhos com intensidade, e aos poucos fui me dividindo para dar conta da minha vida familiar e profissional.
Tenho o privilégio de ter ao meu lado amigos de uma vida toda, companheiros de jornada, que me dão, cada um a seu modo, apoio em todas as situações.
A minha vida profissional sempre foi focada em princípios de ética, educação, comprometimento e na troca de experiências, o que me proporcionou muitas alegrias, conhecimento e reciprocidade por parte dos envolvidos.
Aprendi desde cedo que, para ser feliz, era preciso dividir e me dedicar aos outros de forma integral, mas aí errei a mão, abdicando de meus sentimentos, do cuidado pessoal, do olhar com ternura e calma para comigo. Fui levando a vida, levava os tombos como qualquer ser humano e levantava, pois tinha comigo o gene de neta de paraibana e árabe, não me rendia facilmente. A minha ancestralidade provocava em mim um sentimento de vitória sempre, e recomeçar várias vezes não me perturbava.
Com relação à saúde, tinha comigo a quase certeza de que, seguindo os meus ascendentes, teria problemas de ordem vascular ou cardíacos, mas o câncer para mim era a hipótese muitíssimo remota.
Então seguia no cuidado integral aos próximos mais próximos, aos não tão próximos, a verdadeira mãe do mundo. Meus retornos e checkups cada vez mais distantes. E aí então fui derrubada de vez, de forma abrupta, inesperada, aguda.
Apesar de ter tido algumas intercorrências de saúde importantes, nada se compara ao que aconteceu desde o momento da minha internação até agora.
Digo com toda a paixão que realmente foi um tsunami que passou, me derrubou e quase me levou, mas que me fez renascer mais forte, confiante, com muitos projetos na cabeça para serem desenvolvidos, mas que sinalizava: primeiro se cuide, depois se cuide, e depois continue se cuidando porque tudo se realizará se você aprender a se respeitar e se cuidar. Não é apenas um chavão batido, mas sim uma realidade muito difícil que tive que encarar.
Como foi tudo muito intenso, fui digerindo aos poucos o que me acontecera e o que estava acontecendo. Então quando meu ginecologista me disse: Ângela, está tudo bem, mas era um tumor de ovário de grande extensão contido e escondido, atrás de um mioma antigo e companheiro de longas décadas. Você vai ter que fazer seis sessões de QT, mas confie, pois o pior já passou e você vai ficar boa, não desanime, se entregue ao tratamento e a Deus que tudo vai dar certo! - Aí, eu me lembrei de um vizinho chinês querido e sábio, quando o questionei sobre como ele encarava a doença com tanta tranquilidade, ao que me respondeu: "Uns têm pressão alta, outros são cardíacos, outros têm diabetes e eu tenho câncer... e procuro fazer o que tem que ser feito sem me desesperar, pois não adianta nada a gente se desesperar”. Então respondi ao meu médico: Sim, sim o que temos de fazer agora e quando começamos ?
Tenho como exercício diário o agradecimento a Deus, a tudo e a todos que participaram desta luta, dar boas risadas, chorar quando for necessário, ver bons filmes, ler bons livros, ouvir boas músicas, observar as flores e trabalhar o mais difícil, que é deixar fluir a vida, priorizar e delegar funções e, sobretudo, envolver-me no tratamento sem arrogância e com humildade.
Incorporei o que todos me disseram: Você é uma vencedora! Corajosa! Não desistiu em nenhum momento mesmo nos mais sombrios.
Hoje, sinto que estou vencendo as etapas. Agora tudo o que tenho pela frente é o período de controle periódico: consultas e exames a cada três meses nos primeiros dois anos, depois por seis meses também por dois anos e depois anualmente, que deverão ser observados.
A lição que tomei pra mim:
Dar
atenção aos sinais do corpo.
Exercício
diário de desapego.
Olhar
para a nossa espiritualidade de modo mais maduro para obter cada vez mais serenidade.
Agradecer
a generosidade da vida, da família, filhos, marido, netos e dos amigos.
Rir
bastante.
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?
Ângela - Em 13 de agosto de 2012, fui internada no Hospital Nove de Julho, São Paulo, com um quadro de abdome agudo, ascite, taquicardia, falta de ar e derrame pleural, cujo prognóstico era sombrio, pois as intercorrências foram acontecendo e cada exame solicitado e feito trazia uma nova batalha a ser vencida.
Passei por duas cirurgias ginecológicas: videolaparoscopia exploratória e histerectomia total, duas cirurgias no pulmão, além de desenvolver um quadro de SEPSE. Tudo isso me levou a 25 dias de UTI. Só comecei a tomar consciência do que tinha ocorrido e da gravidade do caso quando fui para a semintensiva.
E então, o que não se identificava nos exames de US de rotina veio com o resultado do anatomopatológico: Adenocarcinoma de Ovário direito EA . Por graça de Deus, não apresentava metástases e a indicação posterior foi de seis sessões de QT.
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?
Ângela - Fiquei serena, pois estava saindo viva após quatro cirurgias, 25 dias de UTI, ao todo 59 dias de internação. Senti uma força enorme. Uma gratidão por estar viva e muita esperança
Instituto Oncoguia - Qual foi sua maior preocupação neste momento?
Ângela - Recuperar-me fisicamente, pois fiquei anêmica, muito fraca e mal conseguia me manter de pé quando saí do hospital para começar a QT .
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?
Ângela - Graças à demora da liberação do convênio para fazer a primeira QT no hospital, o meu foco era voltar para casa, fortalecer um pouco meu estado. Quando cheguei em casa, não subia nem um degrau da escada. Segui um programa de fisioterapia orientada 3 vezes por semana e nos outros dias com meu marido, com meus filhos, netas e minha ajudante, e após 20 e poucos dias de espera, finalmente recebi a autorização para iniciar a QT e aí dar sequência ao tratamento.
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?
Ângela - Iniciei o tratamento no final de novembro de 2012 e terminei em 18 de fevereiro de 2013. Foram 6 sessões a cada 21 dias.
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?
Ângela - Não consigo muito pontuar o que foi mais difícil, pois foi tudo agudo e intenso como já disse. Acredito que o pior momento foi a UTI, pois lá pude experimentar todos os sentimentos: dor, solidão, medo, ansiedade, vazio e exercitar a humildade, o estar comigo mesmo o tempo todo, aprender a confiar sem argumentar, a perceber os sinais de como o meu corpo padeceu e como eu tinha que me resgatar, deixar que me conduzissem sem conduzir, a negociar com Deus, com os meus, com os médicos, com o pessoal da Enfermagem, com a vida...
Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?
Ângela - Tive alguns efeitos colaterais: agitação provocada pela cortisona no 2º dia após a aplicação da QT, cansaço nos primeiros dias e na fase de queda de imunidade, dores nas articulações, formigamento nos pés, um pouco de prisão de ventre e um leve déficit de atenção. O pior para mim foi o acometimento das articulações: joelhos, mãos e pés e dor na mandíbula. Mas, confesso: nada que soluções simples caseiras e analgésicos primários não resolvessem.
Instituto Oncoguia - Como foi à relação com o seu médico?
Ângela - Tive vários médicos quando internada que foram extremamente dedicados, atenciosos e que, em equipe, conseguiram fazer um bom trabalho e com ótimo resultado: tirar a Ângela da situação de risco iminente de morte e poder dar o passo seguinte.
A relação com meu oncologista foi e é especialmente boa: confiança, esperança, prontidão, comprometimento, atenção. Ele esteve e está junto o tempo todo.
Agradeço a Deus todos os dias pela benção de poder contar com pessoas tão humanas, competentes e especiais.
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?
Ângela - Com meu ginecologista e equipe e com o cirurgião de tórax, pessoal da UTI, enfermagem, psicólogas, nutricionista, fisioterapeutas e com suporte espiritual.
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
Ângela - Ainda faço. Para mim foi e está sendo fundamental para que eu consiga entender tudo o que aconteceu e aprender a priorizar as solicitações cotidianas e a me cuidar observando os sinais do meu corpo e da vida.
Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
Ângela - Fiz quando estive hospitalizada e também acompanhamento na clinica onde fiz a QT. Agora que me sinto melhor sinto a necessidade do acompanhamento pela nutricionista para reeducação alimentar e manutenção do peso.
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
Ângela - Finalizei as sessões de QT em 18/02/2013. Iniciei a fase de controle em março de 2013, que será periódica: a cada 3 meses nos dois primeiros anos, a cada 6 meses nos outros dois anos e anualmente após os 5 anos. Retirei o Port-a-Cath em 20/05/2013
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?
Ângela - Estou começando a retomar minha vida cotidiana, sinto-me mais forte. Ainda não voltei a dirigir devido ao formigamento nos pés, mas vou começar um trabalho de reabilitação física agora em junho.
Procuro estar atenta ao que está acontecendo, leio bastante, faço tricô, faço uns 15 min. de caminhada. Já voltei a cozinhar que tanto me dá prazer.
Quando fico atrapalhada, pois quero retomar o tempo, paro e penso: Take it easy, calma... Então tomo chá de erva cidreira, suco de maracujá e sigo em frente.
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.
Ângela - Sou dentista de formação, mas em 2004 fiz um mestrado e, desde então, fui deixando a clínica. Minha área de trabalho é com Educação Continuada na área de Biossegurança, Treinamento e Formação de Pessoal Auxiliar.
Tenho projetos nesta área, mas quero andar por outras praias que me interessam: música, a escrita, projetos sociais, viagens, entre outras coisas...
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
Ângela - Não se desesperar, confiar e experimentar Deus na sua magnitude, enriquecendo a sua vida espiritual.
Informar-se sobre o tratamento abertamente, abraçar a causa...
Estar bem perto da família, amigos e ter esperança em dias melhores.
Procurar médicos especialistas em Oncologia, que saibam e trabalhem em equipe multidisciplinar, utilizando os centros de referência de acordo com suas possibilidades, pois certamente serão bem atendidos.
É uma guerra que terá de ser vencida passo a passo.
Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
Ângela - Fundamental, pois nos dá tranquilidade e conhecimento do que está acontecendo e o que vem pela frente.
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?
Ângela - Primeiro com meu médico, leituras, depoimentos, sites, depois passei por um processo de amadurecimento com os profissionais que me acompanhavam pois me informavam também o que cabia a cada um na Oncologia.
Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?
Ângela - Pela minha psicóloga
Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?
Ângela - Procurar trazer cada vez mais informações sobre as questões dos Direitos dos Pacientes de oncologia.
Entrevistas com médicos e profissionais da oncologia para possibilitar o tratamento integral do câncer, quebrando assim o preconceito e o estigma que infelizmente ainda vêm com a palavra câncer: finitude, inutilidade... Assim transpondo os obstáculos para a possibilidade real de uma vida feliz e saudável.
Continuar a luta junto ao Ministério Público para liberação dos medicamentos de alto custo e pelo direito de todos à saúde.
Dar continuidade às ações sociais como esta dos lenços, incentivar os fóruns para discussão dos casos e depoimentos.- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Figueiredo
- [CÁNCER DE MAMA] Pâmela Barbosa Camilo
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia de Oliveira Gois
- [TUMOR CEREBRAL] Roberto Carlos Bartolomei
- [SARCOMA DE REGIÃO PLANTAR] Victor Rafael F. Brito
- [CÂNCER DE PRÓSTATA E MELANOMA] Luiz Carlos Tiso
- [CÂNCER DE SEIOS PARANASAIS] Daniela Carolina Possidonio
- [LEUCEMIA] André Lucas de Carvalho
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Thaíssa
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Ângela Maria da Silva
- [CÂNCER DE PELE] Conceição Gomes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Luis Carlos Tiso
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] José Roberto
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Heinrich Barth
- [CÂNCER DE MAMA] Denise Amadeu
- [CÂNCER DE MAMA] Priscilla Bonna Passamani
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Adriana Venâncio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Eduardo Fares
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes (Netinha)
- [CÂNCER DE MAMA] Luzinete Silveira
- [CÂNCER DE MAMA] Silvana
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Roseane Viana
- [CÂNCER COLORRETAL] Carlos de Franco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Marcia Oliveira
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Aparecida de Souza
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Fernanda Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Karina Fideles
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Castro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Marcelle Costal
- [CÂNCER DE MAMA] Sandra Maria Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Thalita Cárceres
- [LINFOMA DE HODGKIN] Ilcivana Izidro
- [LINFOMA DE HODGKIN] Lenir Damasceno
- [CÂNCER DE MAMA] Roberta
- [CÂNCER DE MAMA] Elivania Pinheiro
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Cristina
- [CÂNCER DE PULMÃO] Esther Grynsztejn
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Simone de Azevedo
- [CÂNCER DE RETO] Ana Paula
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Neusa Lenhardt
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Helen Rodrigues
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO] Túlasi
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Sirley Cristiane
- [CÂNCER DE BEXIGA E PULMÃO] Leila
- [CÂNCER LINFÁTICO] Maria da Gloria
- [MICROADENOMA CEREBRAL] Priscila Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Jane Bernardo
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Juliana Vargas
- [CÂNCER COLORRETAL] Émerson Mendonça
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mônica Oliveira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Georgia Louzão
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Cristina
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Pereira
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Renata
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Josilaine Bubach
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Lucas Rodrigues
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Euza Perpétuo
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Antonio Figueiró
- [CÂNCER DE MAMA] Déborah Viana
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Ângela Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Marques
- [CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MELANOMA] Alessandra Lopes
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Carlos Mazzuca
- [CÂNCER DE MAMA] Iêda Moraes
- [CÂNCER NO PERICÁRDIO] Jocely Mota
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Marísia de Barros
- [CÂNCER COLORRETAL] Suzane Oliveira
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Cleide Regina
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Richard Silva
- [CÂNCER DE OROFARINGE E PALATO] Benito Valerio
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Fátima Costa
- [CÂNCER COLORRETAL] Claudio Scheidt
- [CÂNCER DE CÓLON] Raul Giannini
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Ribeiro
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana Peres
- [TUMOR NEUROENDÓCRINO NO MEDIASTINO] Rosane Carolino
- [CÂNCER DE INTESTINO] Simone Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Aline Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Mariluce da Silva
- [CÂNCER DE PULMÃO] Elaine Fleming
- [CÂNCER DE MAMA] Camila Fernandez
- [CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes
- [CÂNCER DE MAMA] Carla Argolo
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Herberth Magalhães
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Mara Coeli
- [MIELOMA MÚLTIPLO] José Antonio
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Fatima Lopes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Miriam Tessis
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Imbert Krahl
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ieda Maria
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Eliete Rodrigues
- [CÂNCER DE RIM] Jerônimo Trotta
- [LINFOMA NÃO HODKGIN] José Gabriel
- [CÂNCER DE ÚTERO] Vera Ladeiras
- [CÂNCER DE MAMA] Andreia Turra
- [CÂNCER DE MAMA] Andrea Dyminski
- [PSEUDOMIXOMA PERITONEAL] Bianca Graziani
- [CÂNCER DE MAMA] Mariângela Sofiatti
- [TUMOR CEREBRAL] Cesar Augusto Pina Filho
- [DESMOIDE DO PLEXO BRAQUIAL] Fernanda Cunha
- [TUMOR ÓSSEO] Ana Lúcia Sales Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Rayanna
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Regiane da Silva Rosa
- [CÂNCER DE MAMA] Juliana
- [CÂNCER DE MAMA] Débora Rodrigues Monteiro
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Rita de Cássia Barbosa Barros
- [CÂNCER DE MAMA] Luciana B. Fassina
- [CÂNCER DE MAMA] Neide Maria Roque da Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Cátia de Fátima Jonas Dias
- [CÂNCER DE MAMA] Lindalva
- [CÂNCER DE MAMA] Patricia Faria Braga Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Benassi
- [CÂNCER DE MAMA] Vania Castanheira
- [CÂNCER DE PULMÃO] Marcelo Mangueira de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Cuono
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Tânia Soares Ribeiro
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE ENDOMÉTRIO] Wilia Furtado
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Gisely Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [CÂNCER DE MAMA] Nadja Nobre Coelho Rodrigues
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Mario Jorge Guimarães Veiros
- [CÂNCER DE MAMA] Alessandra de Paiva Castro
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Jussara Regina Pereira
- [MELANOMA] Semíramis
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elisangela Maria Pereira
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Paulo Roberto Tavela
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Maria Gorete Lamim
- [CÂNCER DE MAMA] Marize Terezinha Trabbold
- [CÂNCER DE MAMA] Thais Aragão
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [CÂNCER DE MAMA] Síntia Adriana Costa
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Katiane Andrade
- [CÂNCER DE MAMA] Adelaine Magno
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lucia Vieira Vilarino
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana
- [LINFOMA DE HODGKIN] Priscila Veiga
- [CÂNCER DE LARINGE] Marcelo de Almeida Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Idnéia Monteiro Ferminio
- [CÂNCER DE MAMA] Ludmilla Almeida
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Angela Canario
- [CÂNCER DE MAMA] Yanna
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Carmem Lucia Correia Genoese
- [TUMOR ÓSSEO] Raquel Soares de Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane M. Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Edna Silvia Dionisi
- [CÂNCER DE COLO DO ÚTERO] Marilene
- [CÂNCER DE MAMA] Nair
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Daiane Fonseca
- [CÂNCER DE MAMA] Selma Roberta Costa
- [CÂNCER DE LARINGE] Osório José Amandio
- [CÂNCER COLORRETAL] Milena Monteiro
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda
- [CÂNCER DE MAMA] Cláudia Yoshida
- [CÂNCER DE MAMA] Isabel Rambaldi
- [CÂNCER DE MAMA] Maricy
- [TUMOR CEREBRAL] Mariana Becaro
- [CÂNCER DE MAMA] Rosália Milsztajn
- [CÂNCER DE MAMA] Monica Nazareth Siqueira Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Erica Ap. de Godoi
- [CÂNCER DE MAMA e de TIREOIDE] Maria de Fátima Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Maísa Aguiar
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Ana Margarida de Castro Teixeira
- [CÂNCER DE INTESTINO] Melissa Cristina Costa Bueno
- [CÂNCER DE FÍGADO] Andrea Rodrigues
- [CÂNCER DE MAMA] Jusciane Ferreira
- [CÂNCER DE MAMA] Andréia Schossler Lemos
- [CÂNCER DE MAMA] Eliana Spena
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Soniah Lisboa
- [CÂNCER COLORRETAL] Maria de Fátima Jacinto
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Rafaela Hortência da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida R. Netto
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Mariana Sória
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Enyceli Felix Trindade da Silva
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elenice Santos Lameiro
- [CÂNCER DE MAMA] Tânia Pinzan
- [CÂNCER DE MAMA] Sueli Brusco
- [CÂNCER DE MAMA] Virginia Melo
- [CARCINOMA ADENÓIDE CÍSTICO DE GLÂNDULA LACRIMAL] Sueli Fabiano
- [CÂNCER DE MAMA] Celeste Bottrel Batista
- [CÂNCER DE MAMA] Rita Abissamra
- [MELANOMA] Lizandra Fernandes
- [LINFOMA DE HODGKIN] Gabrielle Oliveira
- [GLIOBLASTOMA MULTIFORME] Everaldo Vieira do Nascimento
- [CÂNCER DE MAMA] Sabrina Frâncio Estrasulas Jardim
- [CÂNCER COLORRETAL] Karen Pacheco
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Kenchicoski
- [CÂNCER DE TESTÍCULO] Antoane Fernandes
- [CÂNCER DE MAMA] Cristiane Chagas
- [CÂNCER COLORRETAL] Silvio Klinguelfus Junior
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Nanci Bueno Venturini
- [CÂNCER COLORRETAL] Geraldo Voltz Laps
- [CÂNCER COLORRETAL] Caroline Machado
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Lúcia
- [CÂNCER COLORRETAL] Marilice
- [CÂNCER COLORRETAL] Pierre Torregrossa
- [CÂNCER COLORRETAL] Alessandra Carneiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Elila Waisberg
- [CÂNCER DE MAMA] Monique Vargas
- [CÂNCER DE BOCA] Susineia
- [TUMOR DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL] Maria Helena de Andrade
- [CÂNCER DE INTESTINO] Lorena Marques de Lima
- [CÂNCER DE PULMÃO] Luci Mary Ubeid
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Nilce Pettinate
- [CÂNCER DE MAMA] Tina Bortuluci
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Gimeni Motta de Alkmim Fernandes
- [MIELOMA MÚLTIPLO] Rogério de Sousa Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Leíria Rodrigues
- [CÂNCER COLORRETAL] Reinaldo Ezequiel do Nascimento
- [MELANOMA] Fábio Luiz Baldassin
- [CÂNCER DE MAMA] Eliane Patricio
- [CÂNCER DE PELE] Denise Gromatzky
- [MELANOMA] Andrea Panessa
- [MELANOMA] Márcia Fleury
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Kamilla Barbosa
- [CÂNCER DE MAMA] Irleyse Garcia Costa de Sá
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Izabel A. Soares
- [CÂNCER DE MAMA] Evelin de Moraes Scarelli
- [CÂNCER DE MAMA] Helena Conserva
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Fontes Moreira
- [CÂNCER DE MAMA] Marlene Diniz
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maisa Aleksandravicius
- [CÂNCER DE MAMA] Maria dos Aflitos Silva
- [CÂNCER DE MAMA] Maria do Socorro P. Amorim
- [CÂNCER DE MAMA] Vera Lúcia Vaz Marques
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Yvone
- [CÂNCER DE MAMA] Teresinha da Silva Sales
- [CÂNCER DE MAMA] Virna Soledade
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Claudia Lage
- [CÂNCER DE MAMA] Maria Aparecida Affonso
- [CÂNCER DE MAMA] Elizabeth Ribeiro Corrêa
- [CÂNCER DE INTESTINO] Deorandy Francisco
- [CÂNCER DE MAMA] Ana Maria Bianchini
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Rejane
- [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Leda De Domenico Pinheiro
- [CÂNCER DE MAMA] Fernanda R. A. Ferreira
- [POLICITEMIA VERA] Carlos Alberto Brandão
- [LEUCEMIA] Andrea Jacini
- [CÂNCER DE LARINGE] Noelia Paula de França
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Heloísa Orsolini Albertotti
- [CÂNCER DE RIM] Aparecido Soares de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Lucinda Almeida
- [LINFOMA] Marcelo Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Daniella Cristina de Souza
- [CÂNCER DE MAMA] Zilda C. Lourenço Pinto
- [CÂNCER DE MAMA] Valeria Migliacci
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Maria Aparecida dos Santos
- [CÂNCER COLORRETAL] Graça Chaves Moraes
- [CÂNCER DE MAMA] Lilian Carla A. Basqueira
- [LINFOMA DE HODGKIN] Aline Gabriela Copceski
- [CÂNCER CEREBRAL] Karina Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Lizete Morikawa
- [CÂNCER DE INTESTINO] José Walter da Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Márcia M. Zanette Molha
- [CÂNCER DE MAMA] Lúcia Oliveira
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Santos
- [CÂNCER DE MAMA] Idaisa Mota Cavalcantti
- [CÂNCER DE MAMA] Luzia Faro Duarte
- [CÂNCER DE MAMA] Andréa Ferraz Mesquita
- [LINFOMA DE HODGKIN] Carin Cristine Ottoni
- [CÂNCER DE MAMA] Carmen Lucia
- [CÂNCER DE MAMA] Claudia H. F. Rute
- [CÂNCER COLORRETAL] Francisco G. de Araújo Fo.
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Nélson Buis Sonntag
- [CÂNCER DE MAMA] Liliana Costa
- [CÂNCER DE MAMA] Riva Fainberg Rosenthal
- [CÂNCER DE PULMÃO] Sylvia Matos
- [LEUCEMIA] João e o dodói bem grandão
- [CÂNCER DE BEXIGA] Adelaide M. C. Glasser
- [CÂNCER DE RIM] Damaris T. Q. do Nascimento
- [CÂNCER DE PULMÃO] Aljan de Miranda Araújo
- [CÂNCER DE MAMA] Ruth Rendeiro
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Victoria Parente
- [CÂNCER DE MAMA] Rosemeire F. V. Nascimento
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Ana Karla de A. Magalhães
- [CÂNCER DO SNC] Leonardo do Espírito Santo
- [CÂNCER DE PÂNCREAS] Janeska de Almeida
- [CÂNCER DE MAMA] Luiza Polessa
- [CÂNCER DE MAMA] Clélia Bessa
- [CÂNCER DE MAMA] Margareth G. Martins
- [CÂNCER DE MAMA] Marina Maior
- [LINFOMA DE HODGKIN] Janaina Cittolin dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Bárbara S. M. Hortelan
- [CÂNCER DE TIREOIDE] Vanessa Santos Lima
- [LINFOMA DE HODGKIN] Renata dos Santos
- [LINFOMA NÃO HODGKIN] Lígia Albuquerque
- [CÂNCER DE ÚTERO] Angela Maria Alves
- [CÂNCER DE MAMA] Regina Maria
- [CÂNCER DE MAMA] Alba Teresinha P. Fusco
- [CÂNCER DE MAMA] Vanda Cordeiro dos Santos
- [CÂNCER DE INTESTINO] Maria do Rosário Orlandeli
- [CÂNCER COLORRETAL] Eliane Furtado
- [CÂNCER DE MAMA] Sonia Ruiz Zanin
- [CÂNCER DE OVÁRIO] Elida Regina Torok
- [CÂNCER DE MAMA] Cristina Rezende
- [CÂNCER DE PRÓSTATA] Paulo Gomide