Câncer de rim: live Oncoguia reforça informações essenciais sobre o tumor

Em 30 de janeiro, o Oncoguia realizou uma live no Instagram para debater o câncer de rim, um dos dez tipos de câncer mais frequentes entre homens e mulheres.
A transmissão contou com a participação da Dra. Ana Paula Cardoso, oncologista do Hospital Albert Einstein e membro do Comitê Gestor do LACOG-GU, da paciente e criadora de conteúdo Leidiane Alves, e foi mediado por Evelin Scarelli, coordenadora de Relacionamento Institucional do Oncoguia. A conversa trouxe atualizações sobre a doença, tratamentos e a perspectiva de quem convive com o diagnóstico.
O câncer de rim, também conhecido como carcinoma de células renais, é aproximadamente duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres e tem uma incidência um pouco maior entre pessoas negras. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa no Brasil é de 7 a 10 casos da doença para cada 100 mil habitantes. Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, obesidade, hipertensão arterial e histórico familiar da doença.
Durante a live, as convidadas abordaram os avanços no tratamento do câncer de rim, que incluem terapias-alvo e imunoterapia, além das abordagens cirúrgicas. Leidiane Alves compartilhou sua experiência como paciente, destacando os desafios do diagnóstico e do tratamento, e a importância do apoio psicológico e do acesso à informação. A mediação de Evelin Scarelli garantiu um bate-papo esclarecedor e repleto de insights valiosos para pacientes, familiares e profissionais de saúde.
Confira a live completa aqui.
Conteúdo produzido pela equipe Oncoguia
- ANS analisa inclusão para Linfoma de células do manto
- PCDT do Câncer de Mama: live reforça sua importância para o tratamento das pacientes
- Live Oncoguia chama atenção para o colangiocarcinoma durante mês de conscientização
- Fórum Itinerante Oncoguia desembarca em Belém
- Presidente do Oncoguia participa do Meet Point Estadão sobre Inovações e Políticas Públicas para mudar a jornada de mulheres com câncer