Câncer e coronavírus: lidando com a preocupação e o medo
Um amigo de José Eugênio de Almeida, 65 anos, ouviu uma reportagem sobre o impacto da Covid-19 em pacientes com câncer e indicou o número do nosso canal Ligue Câncer para que José procurasse por orientação. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata no começo do ano e teve sua consulta com especialista e o agendamento da cirurgia suspensas por causa da pandemia do coronavírus.
José ligou para nosso 0800 773 1666 em 13 de maio e falou com a Vilmena Cruz, especialista em atendimento do canal Ligue Câncer. Ela o orientou a enviar um e-mail para a ouvidoria do hospital Pedro Ernesto, argumentando que seu caso já havia descumprido a lei dos 60 dias.
Além da preocupação com a evolução do câncer caso não fosse tratado logo, José também estava com medo de fazer a cirurgia durante a pandemia e contrair coronavírus. O paciente também foi orientado pelo nosso atendimento a, se possível, procurar um médico particular para avaliar seu caso e orientá-lo sobre a existência ou não de riscos caso ele aguardasse mais um tempo pela cirurgia oncológica.
Medo e ansiedade em tempos de pandemia
“Pela minha idade, eu sou grupo de risco pro corona e estava preocupado de ir fazer a cirurgia e pegar Covid. Apesar da orientação da Vilmena, eu achei melhor ter paciência e esperar um pouco mais pela minha consulta, já que eu não sentia dor e estava bem”, conta. Alguns dias depois, o hospital entrou em contato agendando para 16 de julho sua consulta com urologista e em 3 de agosto conseguiu realizar a cirurgia da próstata.
Segundo José, a cirurgia foi rápida e deu tudo certo. Em 40 dias, ele retornará para tirar a sonda e os pontos. Sua próxima consulta, para pegar o resultado da biópsia da cirurgia e para definir se precisará de outros tratamentos, foi agendada para novembro.
“Sou muito grato ao atendimento de vocês. Eu estava preocupado com essa situação toda e fiquei bastante ansioso, porque apesar do medo do coronavírus, queria me ver logo livre do câncer. Mas conversar com vocês me acalmou e me ajudou a ter mais paciência para fazer as coisas direitinho. Espero que vocês continuem ajudando muita gente!”, finalizou José.
Se você ou algum conhecido também com câncer também foi impactado pela pandemia de coronavírus e está com dúvidas sobre seus direitos neste momento atípico, ou se precisar conversar com alguém para entender melhor este momento que vivemos e seu impacto na oncologia, entre em contato conosco pelo canal Ligue Câncer pelo 0800 773 1666. As ligações são gratuitas e atendemos de segunda a sexta, das 10h às 17h.