Carta de prioridades sobre câncer de mama metastático
Saiba quais são as prioridades para o cuidado efetivo do câncer de mama metastático
Declaramos, por meio dessa carta, que os pontos descritos a seguir são fundamentais e prioritários para pacientes que convivem com câncer de mama metastático:
- Ter acesso a informação completa sobre os detalhes da própria doença (Tipo de câncer de mama, local da metástase, etc).
- Ter acesso facilitado a registros médicos, assim como cópias de prontuário, de laudos, de resultados de patologia e imagem, etc.
- Ter acesso a informação de qualidade e completa sobre o câncer de mama metastático que prepare e subsidie uma tomada de decisão.
- Que o câncer de mama metastático seja mais divulgado para a população como uma doença crônica, a fim de diminuir preconceitos e aumentar apoio e engajamento na causa.
- Ter acesso a informação sobre os direitos e benefícios legais das pacientes com câncer e, em especial, aqueles que possam beneficiar as pacientes que convivem com um câncer de mama metastático.
- Ter acesso a tratamento atual (baseado em evidências cientificas internacionais) no SUS e nos planos de saúde, sempre prescrito por oncologista que possua conhecimentos específicos sobre câncer de mama metastático.
- Ter acesso a orientação detalhada sobre os diferentes tipos de tratamentos e sobre efeitos colaterais esperados, incluindo dicas de como manejá-los.
- Que o acompanhamento regular seja feito sempre pelo mesmo oncologista ou equipe, que conheça o histórico da paciente e se prepare para a consulta.
- Que a comunicação com o oncologista seja mais clara, objetiva e simples, principalmente sobre os tratamentos e efeitos colaterais.
- Ter acompanhamento de uma equipe multiprofissional, em especial, com psicólogo e se necessário, psiquiatra.
- Ter acesso a tratamento adequado da dor, segundo recomendações da OMS.
- Que o familiar também tenha acesso a informação adequada sobre a doença e sobre dor, pois muitos não compreendem a relevância do tema.
- Ter informação sobre redes de apoio disponíveis (próximo a paciente), incluindo serviços gratuitos e ONGs de apoio.
- Ter acesso a pesquisa clinica como opção de tratamento.
- Ter um papel ativo nas decisões sobre o seu tratamento ou interrupção/continuidade do mesmo, após compreensão de riscos e benefícios e impactos na qualidade de vida.
Essa carta foi construída de forma colaborativa pelas pacientes fundadoras da Rede Mais Vida com apoio da equipe do Instituto Oncoguia e tem como função dar voz às prioridades no cuidado e tratamento das pacientes com câncer de mama metastático.