Causas do câncer de intestino delgado
Ainda se sabe muito pouco sobre as causas do adenocarcinoma de intestino delgado, por ser um câncer raro. O intestino delgado é a mais longa estrutura do trato gastrointestinal, mas apenas uma pequena porcentagem dos adenocarcinomas gastrointestinal se inicia nele.
Assim como em outros tipos de câncer, os pesquisadores reconhecem algumas alterações no DNA das células do adenocarcinoma de intestino delgado, que provavelmente são responsáveis pelo crescimento e proliferação anormal dessas células. Muitos desses tumores apresentam anormalidades genéticas específicas. Mas as causas dessas alterações ainda são desconhecidas.
Acredita-se que uma das causas deste tipo de câncer está relacionada a problemas na reparação do DNA. Alguns genes controlam as enzimas responsáveis pela reparação do DNA quando acontecem erros em sua reprodução. Se essa reparação não ocorre e as alterações genéticas persistem, podem levar à formação do câncer.
Uma segunda hipótese é a de que as mutações ocorrem naturalmente com o envelhecimento, e que algumas delas podem levar à formação do câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/02/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.