Causas do câncer de ânus
Os pesquisadores descobriram que alguns fatores aumentam o risco de uma pessoa ter câncer de ânus, mas a causa exata da doença é desconhecida.
Alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de uma pessoa ter câncer de ânus são:
- Infecção pelo HPV. A maioria dos tumores de ânus parece estar relacionada à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). Embora a infecção pelo HPV pareça ser importante no desenvolvimento do câncer de ânus, a grande maioria das pessoas com infecções pelo HPV não tem câncer de ânus. Várias pesquisas estão em desenvolvimento para verificar como o vírus do HPV pode causar o câncer de ânus. Existem algumas evidências de que o HPV causa muitos dos carcinomas de células escamosas anais. Mas, o papel deste vírus em provocar o adenocarcinoma de ânus é incerto. O subtipo HPV-16 é frequentemente encontrado no carcinoma de células escamosas e em algumas verrugas anais. Já o subtipo HPV-18 é encontrado com menos frequência. A maioria das verrugas são causadas pelo HPV-6 e HPV-11. As verrugas contendo o HPV-6 ou HPV-11 são menos propensas a se tornarem cancerígenas do que aquelas contendo o HPV-16. O HPV produz proteínas (E6 e E7) supressoras de tumor importantes nas células normais. As proteínas p53 e Rb, normalmente trabalham para impedir à células anormais crescerem. Quando essas proteínas não estão ativas, as células são mais propensas a se tornarem cancerígenas.
- Baixa imunidade. Quando o organismo não é capaz de combater infecções, como o vírus do HPV, pode desencadear o desenvolvimento do câncer de ânus. O vírus HIV, que causa a AIDS, enfraquece o sistema imunológico do corpo, assim como os medicamentos utilizados para prevenir a rejeição de órgãos em pacientes transplantados.
- Tabagismo. A maioria das pessoas sabe que o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão. Mas, poucos percebem que as substâncias cancerígenas da fumaça do tabaco podem viajar dos pulmões para o resto do corpo, provocando outros tipos de câncer. O tabagismo também torna o sistema imunológico menos eficaz na luta contra as infecções pelo vírus do HPV. Muitos estudos mostraram um aumento na taxa de câncer de ânus em fumantes e que o efeito do tabagismo é, especialmente, importante nas pessoas com outros fatores de risco para câncer de ânus.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/09/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.