Causas do câncer de bexiga
Não se sabe exatamente a causa do câncer de bexiga. Mas, muitos dos fatores de risco conhecidos podem tornar as células em cancerígenas.
Existem alguns progressos na compreensão de como certas mutações no DNA podem fazer com que células normais se tornem cancerígenas. O DNA contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer.
Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes, já os que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor, fazendo com que as células se multipliquem sem controle. Mutações em vários genes diferentes parecem ser necessárias para causar o câncer de bexiga.
Alterações genéticas adquiridas
A maioria das mutações genéticas relacionadas ao câncer de bexiga se desenvolve durante a vida de uma pessoa e não são herdadas. Algumas delas resultam da exposição a produtos químicos ou radiações. Por exemplo, produtos químicos no fumo do tabaco podem ser absorvidos no sangue, filtrados pelos rins e eliminados pela urina, podendo afetar as células da bexiga. Mas, às vezes, as alterações nos genes podem ser apenas eventos aleatórios que ocorrem dentro de uma célula, sem uma causa externa.
As alterações genéticas que levam ao câncer de bexiga não são as mesmas em todas as pessoas. As alterações adquiridas em determinados genes, como nos genes supressores de tumores TP53 ou RB1 e os oncogenes FGFR, PIK3CA e HRAS, são consideradas importantes no desenvolvimento de alguns tipos de câncer de bexiga. Mutações nesses genes e em similares podem aumentar a probabilidade de alguns cânceres de bexiga crescerem e se disseminarem mais do que outros.
Alterações genéticas hereditárias
Algumas pessoas herdam mutações genéticas que aumentam o risco de desenvolver câncer de bexiga. Mas o câncer de bexiga não é hereditário e as mutações genéticas hereditárias não são uma das principais causas do câncer de bexiga.
Os cânceres de bexiga não são usualmente causados por mutações hereditárias nos oncogenes ou nos genes supressores de tumor, mas algumas pessoas parecem herdar uma menor capacidade de se livrar de determinados tipos de produtos químicos cancerígenos. Essas pessoas são mais sensíveis aos efeitos causadores de câncer do fumo do tabaco e certas substâncias químicas industriais. Os pesquisadores estão desenvolvendo testes para identificar essas pessoas, mas esses testes não são feitos rotineiramente.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/03/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.