Causas do Câncer de Colo do Útero
Nos últimos anos, os pesquisadores identificaram vários fatores de risco que aumentam as chances de uma mulher ter câncer de colo do útero.
O desenvolvimento das células humanas normais depende principalmente da informação contida nos cromossomos das células. Os cromossomos são longas sequencias de DNA que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer.
Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células a morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor.
O HPV faz com que se produzam as proteínas E6 e E7 que desligam alguns genes supressores de tumores, como p53 e Rb. Isso pode permitir que as células de revestimento do colo do útero cresçam muito e apareçam alterações nos genes adicionais, que em alguns casos, levam ao desenvolvimento do câncer.
Mas, o HPV não é a única causa do câncer de colo do útero. A maioria das mulheres com HPV não têm câncer de colo do útero e outros fatores de risco, como tabagismo e infecção pelo HIV, que tornam as mulheres expostas ao HPV mais propensas ao aparecimento do câncer de colo do útero.
Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)