Causas do câncer de nasofaringe
A causa exata da maioria dos casos de câncer de nasofaringe é desconhecida. Mas, os pesquisadores descobriram que a doença está associada com determinadas dietas, infecções e características hereditárias.
Infecção pelo vírus Epstein-Barr
Nos últimos anos, os pesquisadores estudaram como o vírus Epstein-Barr pode tornar as células da nasofaringe cancerígenas. Entretanto, ainda há muito a ser entendido. Nos países desenvolvidos, a maioria das pessoas infectadas com o vírus Epstein-Barr desenvolvem mononucleose infecciosa (mono) e seu sistema imunológico é capaz de reconhecer e combater o vírus. Essas pessoas se recuperam sem problemas a longo prazo. Mas, em alguns casos, partes do DNA viral se mistura com o DNA das células normais da nasofaringe.
O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso. Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Vírus, como o Epstein-Barr também contêm DNA. Quando uma célula é infectada com o vírus, o DNA viral pode se misturar com o DNA normal. O DNA do vírus Epstein-Barr pode instruir as células da nasofaringe a se dividirem e crescerem de forma anormal.
Dieta
Ter uma dieta rica em peixe e carne curada com sal aumenta a probabilidade do vírus Epstein-Barr provocar o câncer de nasofaringe. Estudos mostraram que os alimentos conservados deste modo produzem produtos químicos que podem danificar o DNA. O DNA alterado, modifica a capacidade de uma célula de controlar o seu crescimento e divisão.
Fatores hereditários
Alguns estudos sugerem que determinadas condições hereditárias podem contribuir para o risco de uma pessoa desenvolver o câncer de nasofaringe. O tipo de tecido desempenha um papel na função do sistema imunológico alguns pesquisadores suspeitam que uma reação imune anormal à infecção pelo vírus Epstein-Barr possa estar envolvida. Os detalhes de como determinados tipos de tecidos podem aumentar o risco de câncer de nasofaringe ainda estão em estudo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.