Causas do câncer de olho
Os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que causa a maioria dos cânceres de olho, mas já conhecem alguns fatores de risco e estão começando a entender como alguns desses fatores podem tornar as células do olho cancerígenas.
Os pesquisadores começaram a entender como certas alterações no DNA de uma pessoa podem levar a algumas mutações nas células, fazendo com que elas se desenvolvam de maneira anormal formando o câncer.
O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso. Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células a morte no momento certo são denominados genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor.
Algumas pessoas com câncer têm alterações no DNA que herdaram de um dos pais o que aumenta o risco para a doença. Por exemplo, algumas pessoas herdam uma mutação no gene supressor tumoral BAP1, o que aumenta o risco de melanoma ocular e alguns outros tipos de câncer. Quando o gene BAP1 é mutado, ele não funciona normalmente, o que pode permitir que células com essa alteração cresçam fora de controle.
A maioria das alterações no DNA relacionadas ao câncer são adquiridas durante a vida e não são hereditárias. Por exemplo, cerca da metade dos melanomas uveais oculares têm alterações em um dos oncogenes relacionados à doença, GNA11 ou GNAQ.
No entanto, ainda não está claro o que faz com que essas alterações ocorram em algumas pessoas e em outras não.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.