Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Causas do Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão

Embora muitos fatores de risco para câncer de pele basocelular e espinocelular sejam conhecidos, nem sempre está claro como esses fatores causam o câncer.

A maioria dos cânceres basocelulares e espinocelulares é causada pela exposição à radiação ultravioleta (UV) sem uso de qualquer proteção, bem como a partir de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento.

Os raios UV danificam o DNA do interior das células da pele. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver determinadas doenças, como alguns tipos de câncer.

Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Alterações em vários genes diferentes são normalmente necessárias para que uma célula se torne cancerígena.

Às vezes, o dano ao DNA no interior das células afeta determinados genes que controlam como e quando as células crescem e se dividem. Normalmente, as células podem reparar o dano, mas em alguns casos isso resulta em um DNA anormal, que pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento do câncer.

Pesquisadores ainda não conhecem todas as alterações do DNA que resultam em câncer de pele, mas já sabem que muitos cânceres da pele têm alterações nos genes supressores de tumor.

O gene TP53 é o que se encontra alterado com mais frequência no câncer de pele espinocelular. Esse gene supressor de tumor normalmente faz com que as células com DNA danificado morram. Quando o gene TP53 é alterado, essas células anormais podem viver mais tempo, tornando-se cancerígenas.

Os genes frequentemente alterados nos cânceres de pele basocelulares incluem os genes PTCH1 ou PTCH2, que fazem parte da via de sinalização Hedgehog. Esses são genes supressores de tumor que normalmente controlam o crescimento celular, de modo que as alterações nesses genes podem permitir que as células cresçam fora de controle. As pessoas com síndrome de Gorlin, que muitas vezes é herdada de um dos pais e resulta em cânceres basocelulares, têm um gene PTCH1 alterado em todas as células do corpo.

As pessoas com xeroderma pigmentoso têm um alto risco de câncer de pele. Essa condição é rara, hereditária e resulta de um defeito numa enzima que repara os danos do DNA. Como as pessoas com xeroderma pigmentoso têm menor capacidade de reparar os danos causados ​​pela luz solar no DNA, desenvolvem muitos tipos de câncer em áreas do corpo expostas ao sol.

A ligação entre o câncer de pele espinocelular e infecções por alguns tipos de vírus do papiloma humano (HPV), também envolve o DNA e os genes. Esses vírus têm genes que afetam as proteínas reguladoras do crescimento das células infectadas. Isso pode fazer com que essas células cresçam sem controle e não morram quando deveriam.

Os pesquisadores estão estudando outras relações entre as mudanças no DNA e o câncer de pele. Uma melhor compreensão de como o DNA danificado leva ao câncer de pele pode ser usada para desenvolver novos tratamentos ou para reparar esse dano.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 26/07/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho