Causas do câncer de sítio primário desconhecido
Os cânceres de sítio primário desconhecido incluem uma variedade de tumores, cada um com possíveis etimologias diferentes, o que dificulta a atribuição de uma causa específica.
O câncer resulta de alterações no DNA de uma célula. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais porque herdam seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer.
Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Já os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. O câncer pode ser causado por alterações do DNA que ativam oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor.
A maioria das mutações no DNA relacionados ao câncer de sítio primário desconhecido provavelmente ocorrem durante a vida de uma pessoa, em vez de serem herdadas. A exposição à radiação ou a certos agentes químicos podem causar essas mutações, mas muitas vezes essas alterações genéticas ocorrem sem motivo aparente.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.