Causas do câncer de via biliar
A causa exata da maioria dos cânceres de vias biliares não é conhecida, mas os pesquisadores descobriram vários fatores de risco que tornam uma pessoa propensa a desenvolver o câncer de via biliar. Parece haver uma ligação entre esse tipo de câncer e as substâncias químicas que podem irritar e inflamar a via biliar, como cálculos biliares ou parasitoses.
Os pesquisadores começaram a entender como a inflamação pode levar a algumas mutações no DNA das células, fazendo com que elas se desenvolvam de maneira anormal, formando o câncer.
Os genes que ajudam no crescimento e divisão celular são denominados oncogenes. Já os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamados de genes supressores de tumor. O câncer pode ser causado por alterações do DNA que ativam os oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Para que uma célula se torne cancerígena é necessário que ocorram mutações em vários genes diferentes.
Algumas pessoas herdam mutações no DNA de seus pais, o que aumenta muito o risco de certos tipos de câncer. Mas, acredita-se que mutações genéticas hereditárias não sejam uma das causas do câncer de via biliar.
As mutações genéticas relacionadas ao câncer de via biliar são normalmente adquiridas durante a vida. Por exemplo, alterações no gene supressor de tumor da proteína TP53 são encontradas na maioria dos casos de câncer de via biliar. Outros genes que podem desempenhar um papel importante no câncer de via biliar são KRAS, HER2 e ALK. Algumas das alterações genéticas que levam ao câncer de via biliar podem ser causadas por inflamação. No entanto, a causa dessas mudanças pode ser desconhecida. Muitas alterações nos genes podem ser apenas eventos aleatórios que às vezes acontecem dentro de uma célula, sem uma causa externa.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.