Causas do sarcoma de Kaposi
O sarcoma de Kaposi é causado pela infecção pelo herpes vírus do sarcoma de Kaposi (KSHV), também conhecido como herpes vírus humano tipo 8 (HHV8). O KSHV é similar ao vírus Epstein-Barr (EBV), que causa a mononucleose infecciosa e está associado a vários tipos de cânceres.
No sarcoma de Kaposi, as células endoteliais são infectadas com o vírus KSHV. Esse vírus induz os genes dentro das células a fazerem com que as células se dividam muitas vezes e vivam mais tempo do que deveriam. Esse tipo de alteração pode, eventualmente, transformá-las em células cancerígenas.
A infecção por KSHV é muito mais frequente do que o sarcoma de Kaposi, e a maioria das pessoas infectadas com esse vírus não tem a doença. Muitas pessoas infectadas com KSHV nunca apresentaram qualquer sintoma. A infecção por KSHV parece ser necessária para provocar o sarcoma de Kaposi, mas na maioria dos casos apenas a infecção com KSHV não leva ao sarcoma de Kaposi. A maioria das pessoas que desenvolvem sarcoma de Kaposi tem um sistema imunológico frágil, devido à infecção pelo HIV, transplante de órgãos, idade avançada ou algum outro fator.
O percentual de pessoas infectadas por KSHV varia em diferentes regiões ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que menos de 10% das pessoas estão infectadas pelo KSHV. A infecção é mais frequente em pessoas infectadas com o HIV do que na população em geral. E mais frequente ainda entre homossexuais.
Em algumas áreas de África, mais de 80% da população apresenta sinais de infecção KSHV. Nessas áreas, o vírus parece se transmitir de mãe para filho. O KSHV também é encontrado na saliva, sêmen e secreção vaginal, que pode ser uma das formas de transmissão.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.