Causas do tumor carcinoide de pulmão
A causa exata da maioria dos tumores carcinoides pulmonares não é conhecida, mas os pesquisadores descobriram vários fatores de risco que causam o câncer, como produtos químicos ou exposição às radiações que podem causar alterações nas células pulmonares e que levam ao carcinoma, o tipo mais frequente de câncer de pulmão. Mas esses fatores não têm um papel importante no desenvolvimento dos tumores carcinoides pulmonares.
Os tumores carcinoides provavelmente se desenvolvem a partir de aglomerados de pequenas células neuroendócrinas nas vias aéreas do pulmão denominadas tumorlets carcinoides. Os tumorlets são diagnosticados de modo inesperado em biópsias pulmonares realizadas para tratar ou diagnosticar outras patologias. Sob o microscópio, os tumorlets se assemelham aos tumores carcinoides, exceto que eles são muito menores (menos de cinco milímetros de diâmetro). A maioria dos tumorlets nunca cresce, mas alguns podem eventualmente se tornarem tumores carcinoides.
Os pesquisadores descobriram algumas alterações comuns nos cromossomos e nos genes das células dos tumores carcinoides de pulmão, que podem afetar o funcionamento dessas células. Mas ainda não está claro como essas mudanças levam os tumores carcinoides a se desenvolverem a partir de células pulmonares neuroendócrinas ou porque às vezes os tumores crescem e se tornam tumores carcinoides.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.