Causas do tumor de Ewing
A causa dos tumores de Ewing não é totalmente compreendida, mas os pesquisadores começam a entender como determinadas alterações no DNA de uma célula normal podem torná-la cancerígena. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver determinadas doenças, como alguns tipos de câncer.
Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor.
Pesquisadores descobriram quais alterações cromossômicas levam ao aparecimento de tumores de Ewing. Essas alterações não são hereditárias, elas se desenvolvem em uma única célula após o nascimento por razões desconhecidas.
Quase todas as células do tumor de Ewing têm alterações que envolvem o gene EWSR1, que se encontra no cromossoma 22. Na maioria dos casos, essa alteração é uma translocação entre os cromossomos 22 e 11. Com menos frequência, é uma falha entre os cromossomos 22 e 21 ou, raramente, entre o cromossomo 22 e um outro cromossomo. A translocação move uma parte do cromossomo 11 (ou outro cromossomo) para perto do gene EWSR1 no cromossomo 22, fazendo com que esse gene fique ligado. A ativação do gene EWSR1 leva às células a um crescimento excessivo a ao desenvolvimento do câncer, mas a forma exata como isso ocorre ainda não está clara.
Em uma porcentagem muito pequena dos tumores de Ewing, as células têm translocações que envolvem o gene FUS (no cromossomo 16) em vez do gene EWSR1.
Exames de laboratório podem ser realizados para diagnosticar translocações cromossômicas nas células do tumor de Ewing.
As alterações genéticas que levam aos tumores de Ewing são atualmente conhecidas, mas ainda não está claro o que causa estas mudanças. Poderia ser apenas um evento aleatório que, às vezes, acontece no interior de uma célula, sem uma causa externa. Não existem causas relacionadas com o estilo de vida ou ambientais conhecidas para o tumor de Ewing, por isso é importante lembrar que, no momento, nada pode ser feito para evitar esse tipo de câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/05/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.