Células plasmáticas
Mieloma múltiplo é um câncer formado por células plasmáticas malignas. As células normais do plasma, encontradas na medula óssea, são uma parte importante do sistema imunológico.
O sistema imunológico é composto por vários tipos de células que atuam juntas no combate às infecções e outras doenças. Os linfócitos são as principais células do sistema imunológico. Existem dois tipos principais de linfócitos: células T e células B.
Quando as células B respondem a uma infecção, elas amadurecem e se transformam em células plasmáticas. As células plasmáticas produzem os anticorpos (imunoglobulinas) que atacam e destroem os germes. Os linfócitos podem ser encontrados em muitas partes do corpo, como nos linfonodos, medula óssea e na circulação sanguínea. As células plasmáticas, no entanto, são encontradas principalmente na medula óssea, no tecido esponjoso localizado na parte interna e central dos ossos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/02/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.