Citoscopia para diagnóstico do câncer de bexiga
Se houver suspeita de câncer de bexiga, o seu médico solicitará uma cistoscopia para confirmar o diagnóstico. A citoscopia é um tipo de exame urológico para diagnóstico. Ela é realizada de forma endoscópica, através da uretra, com a ajuda de um aparelho próprio – o cistoscópio -, que inclui uma micro-câmara. O procedimento é pouco invasivo e permite capitar imagens internas da bexiga.
No caso de uma investigação para o câncer de bexiga, o exame pode ser feito de algumas formas:
- Cistoscopia fluorescente. Esse procedimento pode ser realizado junto com uma cistoscopia de rotina. Ele consiste em injetar na bexiga um medicamento ativado por luz, que é absorvido pelas células cancerígenas. Quando essas células são iluminadas com uma luz azul, se tornam fluorescentes, permitindo ao médico visualizar as áreas com células cancerígenas.
- Ressecção transuretral do tumor. Se uma área anormal é observada durante a cistoscopia, o médico pode retirar fragmentos para uma biópsia. O procedimento utilizado é a ressecção transuretral do tumor da bexiga, também conhecido apenas como ressecção transuretral. Nesse procedimento, o médico remove o tumor e amostras próximas ao tumor. Todas amostras retiradas são enviadas a um laboratório de patologia para análise.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/03/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.https://www.cancer.org/cancer/types/bladder-cancer/detection-diagnosis-staging/how-diagnosed.html