Colonoscopia diagnóstica para câncer colorretal
A colonoscopia diagnóstica é similar a colonoscopia de rastreamento, mas é realizada quando uma pessoa está apresentando sintomas, ou porque algo anormal foi encontrado em outro exame.
Neste exame, o médico observa todo o cólon e o reto com um colonoscópio, um tubo fino, flexível, com uma pequena câmera de vídeo na extremidade. O colonoscópio é inserido através do ânus no reto e no cólon. Instrumentos especiais podem ser passados através do colonoscópio para biopsiar, se necessário, ou remover quaisquer áreas de aparência suspeita, como pólipos.
A colonoscopia pode ser realizada em ambulatório, clínica ou hospital.
Proctoscopia
Este exame pode ser feito se houver suspeita de câncer de reto. Para esse exame, o médico examina o interior do reto com um proctoscópio, tubo fino e rígido com uma pequena câmera na extremidade. O proctoscópio é inserido pelo ânus, permitindo que o médico observe todo o revestimento interno do reto. O tumor é visualizado, medido e é determinada sua localização exata, assim como determinar o quanto o tumor está próximo dos músculos do esfíncter, que controla a passagem das fezes.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Recomendações para o rastreamento do câncer colorretal
- Detecção precoce de pólipos e câncer colorretal
- Taxa de sobrevida para câncer colorretal
- Biópsia para diagnóstico do câncer colorretal
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer colorretal
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer colorretal
- Exames para diagnóstico do câncer colorretal
- Estadiamento do câncer colorretal
- Sinais e sintomas do câncer colorretal