Coma bem
- Leia os rótulos dos alimentos. Esteja ciente de que o tamanho da porção - a quantidade que você se serve - pode ser maior do que o tamanho da porção no rótulo e, portanto, ter mais calorias.
- Escolha legumes, frutas e outros alimentos de baixa caloria em vez de alimentos muito calóricos, como batatas fritas, sorvete, bolos e doces em geral.
- Limite a ingestão de bebidas açucaradas.
- Quando você comer fora de casa, tente escolher alimentos com poucas calorias, gordura e açúcar. Evite comer grandes porções.
- Limite a ingestão de carnes vermelhas (carne bovina, porco e cordeiro) e carnes processadas (bacon, linguiça e salsicha).
- Dê preferência a peixes, aves ou feijão como uma alternativa às carnes vermelhas ou processadas.
- Se você comer carne vermelha, prefira cortes magros e coma porções menores.
- Prepare carne, aves e peixes na grelha elétrica ou no forno. Evite frituras e fumaça de carvão.
Coma vegetais e frutas todos os dias.
- Em geral, concentre-se nos que têm mais cor. Eles tendem a ter mais nutrientes.
- Inclua legumes e frutas em todas as refeições e também nos lanches.
- Legumes e frutas frescos, congelados, enlatados e secos podem ser boas escolhas. Se você optar por congelar, procure vegetais sem molhos adicionais, como queijo e manteiga, e frutas sem adição de açúcar. Se enlatados, procure legumes rotulados com baixo teor de sódio ou sem adição de sal. Frutas secas são ricas em calorias, então observe a quantidade que você come.
- Se você bebe suco de vegetais ou frutas, escolha aqueles que são 100% puros.
- Limite a ingestão de molhos cremosos de alta caloria.
Escolha grãos integrais em vez de produtos refinados.
- Escolha pães integrais, massas e cereais (como cevada e aveia) em vez de pães, massas e cereais feitos de grãos refinados e arroz integral em vez de arroz branco.
- Limite a ingestão de outros alimentos refinados incluindo doces, cereais adoçados e outros alimentos com alto teor de açúcar.