Comissão pode votar PL sobre Detecção de Mutação Genética em mulheres
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados poderá votar, nesta quinta-feira (13), às 09h, o parecer favorável, na forma de substitutivo, apresentado ao Projeto de Lei 265/2020, que pretende alterar a Lei 11.664/2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do SUS, para assegurar a realização de exames de detecção de mutação genética.
De autoria da Deputada Rejane Dias (PT-PI), a proposta tramita apensada ao Projeto de Lei 5270/2020, para garantir a realização de testes genéticos germinativos e genômicos para prevenção, diagnóstico e tratamento para todos os tipos de neoplasias malignas, cujo a relatora defendeu a aprovação.
Para a relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), a realização de testes genômicos tumorais, antes de significar aumento de despesa, pode significar economia para o Estado, reduzindo-se o custo com tratamentos quimioterápicos desnecessários. “Com isso, verifica-se o custo-benefício desses exames e, por conseguinte, a sua viabilidade econômica para o Poder Público”, completou.
E agora?
O substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), será analisado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para análise da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
Documentos:
- PL 265/22020
- PL 5270/2020
- Substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI)
Fonte: NK Consultores