Como falar sobre o câncer com o meu filho?
Diante do diagnóstico do câncer, inúmeras modificações e adaptações na rotina deverão ser feitas por toda a família. Conversar com uma criança ou adolescente a respeito do câncer não é uma tarefa fácil. Alguns pais preferem contar, outros não. É importante lembrar que as crianças e/ou adolescentes têm todo o direito de saber quando alguém de sua família está doente e precisando de ajuda. Elas têm as suas antenas ligadas e conseguem perceber quando algo não está bem.
Quando a verdade lhe é omitida, o seu filho poderá se sentir isolado, preocupado e com medo, excluído das questões familiares. A partir do momento em que seus filhos estão cientes da verdade, eles terão a chance de lhe fazer perguntas sempre que surgirem dúvidas e poderão ser confortados quando sentirem medo. Abaixo selecionamos algumas dicas para você:
-
Se possível, escolha um momento ideal e um lugar tranquilo para conversar com os seus filhos.
-
Explique de maneira simples e verdadeira.
-
Use linguagem simples e adequada, escolhendo palavras que já façam parte do vocabulário deles.
-
Responda a suas questões a medida que elas forem surgindo. Seja honesto (a) com relação aquilo que você não sabe.
-
Procure não distorcer a verdade, com intenção de evitar perguntas difíceis ou embaraçosas. Se ele lhe fizer uma pergunta que você não saiba responder, diga: Não sei, mas podemos tentar descobrir a resposta juntos.
-
Expressar uma atitude de confiança e esperança a respeito da doença e seus tratamentos ajudará a criança a desenvolver essa atitude em si mesma, além de fazê-la sentir-se mais segura e apoiada.
- Falando com seus Filhos sobre Câncer de Mama
- 10 Coisas sobre Chemo Brain relatadas por um Paciente com Câncer
- Conversando com sua Família e Amigos sobre o Câncer
- E após o câncer: orientações que fazem a diferença
- Adaptando-se às Mudanças
- Câncer e trabalho: adaptações necessárias
- Conheça os diferentes profissionais
- Conversando sobre prevenção do câncer com seus familiares