Como e porque participar de pesquisa clínica
Se você está interessado em participar de um estudo clínico, ou se o seu médico lhe ofereceu esta opção, a primeira coisa a se fazer é esclarecer todas as dúvidas, ou melhor ainda, conversar muito com ele a respeito desse estudo.
Apenas seu médico pode lhe dizer se esta é realmente a sua melhor opção terapêutica.
No Brasil, a pesquisa clínica é realizada por médicos em clínicas ou instituições hospitalares. O local onde os protocolos são seguidos é denominado Centro de Pesquisa.
Ao decidir participar de um estudo clínico, siga os seguintes passos:
- Conheça todo o processo
Leia todas as informações contidas nesta sessão do nosso portal para formar uma opinião sobre o que é pesquisa clínica, e, assim, evitar "pré-conceitos" (Exemplos: "participar de pesquisa é ser cobaia...", "é ser enganado...", "é tomar água com açúcar...") que podem atrapalhar e confundir a sua decisão.
Observe também as vantagens que você terá em participar de um estudo clínico sobre o câncer, como, por exemplo, ter acesso a um medicamento promissor ainda não disponível no mercado.
- Converse muito com seu médico
Existem duas maneiras para um paciente participar de um estudo clínico em câncer:
- O médico pode sugerir a participação em um estudo clínico como uma opção terapêutica.
- O paciente pode questionar o médico sobre a possibilidade de participar de algum estudo relacionado ao câncer.
Importante. Independentemente da forma pela qual ficou sabendo do estudo clínico, você precisa conversar muito com seu médico e se sentir seguro sobre ser esta opção a melhor para você.
Atenção. Se o paciente optar pela participação num estudo clínico e o estudo em questão for realizado em outro hospital, será necessário um relatório do médico responsável contendo seu diagnóstico, histórico de tratamentos, cirurgias realizadas e cópia do laudo anatomopatológico ou biópsia.
- Devo (ou não) participar da pesquisa?
Lembre-se: a decisão é sua!
Converse com sua família e esclareça todas as suas dúvidas com a equipe de pesquisa clínica sobre sua participação num estudo clínico.
E, principalmente, analise todos os prós e contras desta decisão.