Como prevenir o câncer de intestino delgado
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Existem alguns fatores que podem aumentar o risco desses tipos de câncer, como fumar, ingerir álcool e seguir uma dieta rica em carnes vermelhas, portanto, fazer escolhas mais saudáveis em relação a esses fatores de risco pode reduzir o risco de desenvolver o câncer de intestino delgado assim como outros tipos de câncer.
Pessoas com polipose adenomatosa familiar podem ter um risco aumentado de câncer de duodeno. Os médicos podem sugerir que esses pacientes façam uma cirurgia para retirada do duodeno antes que um tumor comece a se desenvolver. O procedimento mais utilizado é a pancreatoduodenectomia, cirurgia que remove o duodeno, parte do pâncreas, vesícula biliar, ducto biliar e uma parte do estômago. Essa cirurgia pode ter efeitos colaterais importantes, por isso é importante compreender os possíveis prós e contras antes de realizar o procedimento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/02/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.