Como Prevenir o Câncer de Pênis
As grandes variações nas taxas de incidência do câncer de pênis no mundo inteiro sugerem que o câncer de pênis é uma doença evitável. A melhor maneira de reduzir o risco do câncer de pênis é evitar, sempre que possível, os fatores de risco conhecidos.
Algumas formas de prevenir o câncer de pênis são:
Fonte: American Cancer Society (19/10/2017)
Algumas formas de prevenir o câncer de pênis são:
- Circuncisão. Antigamente, a circuncisão era sugerida como uma forma de prevenir o câncer de pênis, baseado em estudos que relatavam que a taxa de incidência era menor entre homens circuncidados. Porém, na maioria desses estudos, o efeito preventivo da circuncisão deixou de ser efetivo quando fatores, como esmegma e fimose foram levados em conta. Ainda assim, alguns pesquisadores, concordam que a circuncisão impede o câncer de pênis. Entretanto, homens não circuncidados podem diminuir o risco de câncer de pênis mantendo uma boa higiene genital.
- Higiene genital. O fator mais importante na prevenção do câncer de pênis em homens circuncidados (ou não) é uma boa higiene genital. Se o prepúcio é constrito e difícil de retirar, um médico poderá prescrever um medicamento, em forma de creme ou pomada, para ser aplicado sobre o prepúcio para tornar mais fácil a higiene. Se isso não funcionar, o médico poderá optar por cortar a pele do prepúcio em um procedimento denominado fenda dorsal para tornar a retração mais fácil.
- Infecção pelo HPV. Todos os homens devem evitar a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), pois além de diminuir o risco de câncer de pênis, isso poderia ter um impacto ainda maior sobre o risco de câncer de colo de útero em mulheres parceiras. A infecção com HPV pode estar presente durante anos sem quaisquer sintomas, então a ausência de verrugas visíveis não pode ser utilizada para saber se uma pessoa tem HPV. Mesmo quando uma pessoa não tem verrugas (ou qualquer outro sinal ou sintoma), ainda pode estar infectada pelo HPV e transmitir o vírus para outra pessoa.
- Tabagismo. O consumo de tabaco aumenta o risco de câncer de pênis, portanto não fumar pode diminuir esse risco. Parar de fumar ou nunca ter fumado é uma boa maneira de reduzir o risco de muitas doenças, incluindo o câncer de pênis.
Fonte: American Cancer Society (19/10/2017)