Como Prevenir o Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular

Nem todos os cânceres de pele basocelular e espinocelular podem ser evitados. Mas algumas ações podem ajudar a reduzir esse risco.

  • Limitar a exposição às radiações ultravioleta

A forma mais importante para reduzir o risco do câncer de pele basocelular e espinocelular é proteger-se da radiação ultravioleta. Proteja-se do sol quando estiver ao ar livre.

Procurar uma sombra. Uma forma de limitar a exposição à radiação ultravioleta é evitar a exposição prolongada ao ar livre, diretamente sob a luz solar, especialmente entre às 10 h e 16 h, quando a luz ultravioleta (UV) é mais intensa.

Para ajudá-lo a lembrar alguns dos principais passos que você pode seguir para se proteger dos raios ultravioleta. Se você vai ficar ao sol:

Vista uma roupa adequada. As roupas fornecem diferentes níveis de proteção à radiação UV, por exemplo, camisas de mangas compridas, calças compridas ou saias longas oferecem mais proteção, as cores escuras também protegem mais do que as cores claras. Tecidos firmes protegem melhor do que o vestuário entrelaçado. Tecido seco é geralmente mais protetor que o molhado. Entretanto é importante estar ciente de que apenas se cobrir não bloqueia toda a radiação ultravioleta, se a luz passa através de um tecido, a radiação UV também passará.

Passe protetor solar. Use protetores solares e labiais em áreas de pele expostas ao sol, especialmente entre às 10 h e 16 h e de preferência com fatores de proteção solar (FPS) 30 ou mais. O uso do protetor solar é recomendado, inclusive, em dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente. Entretanto, para garantir a proteção contínua, os filtros solares devem ser reaplicados de acordo com as instruções da embalagem.

Coloque um chapéu. Chapéu com aba é o ideal porque protege áreas muitas vezes expostas ao sol intenso, como orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa. O boné protege o rosto e a cabeça, mas não o pescoço ou as orelhas, onde, normalmente, os cânceres de pele começam a se desenvolver. Os chapéus de palha não são tão protetores quanto os confeccionados com tecido mais grosso.

Use óculos escuros. Óculos com capacidade de bloquear a radiação UV, de pelo menos 99%, oferecem a melhor proteção para os olhos e para as pálpebras.

  • Evitar o bronzeamento artificial

Muitas pessoas acreditam que os raios UV das câmaras de bronzeamento são inofensivos, mas isso não é verdade. As lâmpadas de bronzeamento que fornecem os raios ultravioleta podem, a longo prazo, provocar danos à pele e ainda contribuir para o desenvolvimento de um câncer de pele.

A maioria dos dermatologistas e dos membros de organizações de saúde não recomenda o uso de câmaras de bronzeamento e lâmpadas ultravioletas. No Brasil está proibida sua utilização desde 2009.

  • Proteger as crianças do sol

As crianças precisam de atenção especial pois tendem a passar mais tempo ao ar livre e podem se queimar mais facilmente. Os pais devem proteger as crianças da exposição ao sol em excesso seguindo as recomendações mencionadas acima. As crianças mais velhas precisam ser alertadas sobre a exposição solar uma vez que se tornam mais independentes.

  • Evitar contato com substâncias químicas

A exposição a determinados produtos químicos, como os que contêm arsênio, pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pele. As pessoas podem estar expostas ao arsênio nas águas de poços, em pesticidas e herbicidas, em alguns medicamentos e em atividades profissionais como mineração e fundição.

  • Fazer autoexame da pele

Observar atentamente a pele de forma regular ajuda a detectar quaisquer novas alterações como aumento do tamanho de lesões ou áreas anormais. Converse com seu médico antes que qualquer alteração tenha chance de se transformar em câncer de pele.

  • Não fumar

O tabagismo tem sido associado a um aumento do risco de câncer de pele espinocelular, bem como de outros tipos de câncer. Se você precisa de ajuda para parar de fumar entre em contato com nosso Canal Ligue Câncer - Programa Nacional de Apoio ao Paciente com Câncer - 0800 773 1666 – das 9h às 17h, de 2ªf a 6ªf.

  • Evitar a imunossupressão

Ter o sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de câncer de pele, o que pode tornar mais difícil o tratamento.

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a AIDS, pode enfraquecer o sistema imunológico. Evitar fatores de risco conhecidos para a infecção pelo HIV, como o uso de medicamentos por via intravenosa e sexo sem proteção com diversos parceiros, também pode reduzir o risco de contrair câncer de pele e outros tipos de câncer.

Algumas pessoas precisam tomar medicamentos para suprimir o sistema imunológico, como, por exemplo, aquelas que fizeram transplantes de órgãos e com doenças autoimunes. Para essas pessoas, o benefício de tomar esses medicamentos provavelmente é maior do que o aumento do risco de desenvolver câncer de pele.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 26/07/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho