Compromisso pelo diagnóstico precoce de câncer

Compromisso pelo Diagnóstico Precoce do Câncer no Brasil: Oncoguia e Sociedades Médicas de Especialidades 

 

  1. Toda a população precisa ser informada sobre a importância do combate ao tabagismo, sedentarismo e obesidade
  2. Ações, oportunidades e incentivos que apoiem o cidadão para o autocuidado em saúde devem ser criados. 
  3. Criação de estratégias que priorizem o atendimento de pessoas com histórico familiar de câncer, em especial para câncer de mama e próstata
  4. Precisamos de uma atenção primária disponível e atenta aos sinais e sintomas do câncer e de uma regulação transparente que priorize e agilize casos de câncer.
  5. Melhorar e ampliar as estratégias de conscientização e acesso para a vacina de HPV e realização do papanicolau, paralelamente com a discussão em torno da disponibilização do teste HPV DNA. 
  6. Ampliar a discussão em torno de estratégias para prevenção e detecção precoce do câncer colorretal, segundo mais incidente em nosso país. 
  7. Todas as mulheres devem ser informadas sobre a importância do autoconhecimento das mamas, do histórico familiar (avaliação genética se necessário) e da ida ao médico para realização de exame clínico e outros exames, como a mamografia (a partir dos 40 anos)
  8. Precisamos melhorar a estratégia de conscientização e disponibilização de exames e cuidados para as mulheres com mais de 50 anos para a realização da mamografia.  
  9. Pessoas fumantes com alto risco para o câncer de pulmão devem ser informadas sobre o risco e sobre a possibilidade de fazerem exames de detecção precoce, como a tomografia de baixa dose.  E toda a população precisa estar informada sobre os malefícios do tabagismo e ter acesso a programas de apoio para cessação.
  10. Todos os homens devem ser informados sobre a importância da ida ao médico especialista o mais cedo possível para criação de hábito de autocuidado e realização de exames para detecção do câncer de próstata de acordo com a necessidade detectada. 
  11. Ampliação das estratégias para prevenção do câncer de pele, mais incidente em nosso país, dando especial destaque para o melanoma, mais grave e letal. 
  12. Precisamos melhorar as linhas de cuidado garantindo que diante de suspeitas e ou exames alterados, o paciente seja navegado, priorizado e atendido com foco na continuidade da investigação e realização de biópsias e início do tratamento dentro dos prazos estipulados em lei. 
  13. Enfim, precisamos de uma atenção básica e secundária atentas e com conhecimentos e ferramentas para priorizar o atendimento de suspeitas de câncer. 
  14. Com todas essas ações listadas acima conseguiremos melhorar e ampliar o número de diagnósticos realizados de forma precoce em nosso país. E mais que isso, menos custos para o nosso SUS e menos sofrimento para as pessoas diante do câncer.  


O câncer é hoje a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo dentre as doenças crônicas, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares. Segundo a OMS, se nada for feito, ele será a principal causa de morte até 2030. Ao mesmo tempo em que temos esse cenário desafiador, temos também iniciativas globais para frear o avanço da doença e garantir acesso à saúde a todos que a enfrentam, entendendo que o câncer é prevenível, curável, tratável e controlável. 
Olhando para a prevenção, a OMS estima que “um terço de todos os casos de câncer poderiam ser evitados trabalhando os principais fatores de risco”¹. Se não for possível prevenir, temos também importantes ferramentas para o rastreamento do câncer, possibilitando a detecção precoce e potencialmente a cura de vários tipos de câncer, inclusive com a vacinação como aliada. 

Apesar desse cenário positivo em relação à prevenção e detecção precoce do câncer, ainda temos inúmeros desafios no Brasil para que ações de rastreamento se concretizem. E nesse sentido, o câncer continua a matar mais de 200 mil pessoas por ano em todo o país² e acometer 705 mil pessoas novas a cada ano no Brasil³. São os tipos de câncer mais incidentes, segundo as estimativas do INCA:

Câncer de pele: 220.490 novos casos não-melanoma estimados para 2022, além de 8.980 casos de melanoma
Câncer de mama: 73.610 novos casos estimados para 2022
Câncer de próstata: 71.730 novos casos estimados para 2022
Câncer de cólon e reto: 45.630 novos casos estimados para 2022
Câncer de pulmão: 32.560 novos casos estimados para 2022

A partir desse cenário desafiador, mas que pode ser profundamente transformado com ações estruturadas de prevenção e rastreamento do câncer, o Instituto Oncoguia e as Sociedades Médicas de Especialidades relacionadas aos 5 tipos de câncer mais incidentes se uniram para construir um Compromisso pelo Diagnóstico Precoce do Câncer no Brasil. Assim, estão aqui unidas a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Também se uniu a este propósito comum a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer

Existem fatores de risco ligados a cada tipo de câncer que, como mencionado, são grandes responsáveis pelo surgimento da doença por todo o mundo. Vários desses fatores são comuns para os principais tipos de câncer e devem ser endereçados à sociedade geral, sendo eles: sobrepeso e obesidade, falta de atividade física, alimentação inadequada, uso excessivo de álcool e tabagismo. 

É preciso trabalhar cada vez mais para conscientizar a população geral sobre esses fatores de risco e também oferecer apoio no sistema de saúde de forma estruturada para aqueles que quiserem melhorar sua qualidade de vida e trabalhar esses fatores de risco, como apoio para manutenção de peso e alimentação adequados e cessação de tabagismo. Isso passa também pelo treinamento de profissionais da saúde da atenção primária e estruturação de serviços de saúde que apoiem essas pessoas. 

Além dos fatores de risco, também é preciso trabalhar para que seja possível que todo cidadão brasileiro seja acompanhado por um serviço de saúde de forma rotineira. As consultas periódicas, no geral anuais, com médicos e equipes de saúde são fundamentais para identificar sinais e sintomas do câncer e, muitas vezes, garantir o diagnóstico precoce da doença. Criar a rotina entre os brasileiros de visitar seu médico uma vez ao ano e, ao mesmo tempo, garantir a estrutura necessária para oferecer esse cuidado a todos de forma equânime, é um fator crucial para podermos avançar com o diagnóstico precoce do câncer. 

Por fim, dentre os fatores que se aplicam a todos os tipos de câncer, também é consenso entre as sociedades médicas aqui envolvidas a importância da estruturação de ações específicas voltadas para os grupos de maior risco para cada tipo de câncer, tanto com a investigação de pessoas que possuem histórico familiar com o câncer, quanto com a criação de programas de rastreamento. 

----------------------------
¹ OMS, Folha informativa atualizada em outubro de 2020, disponível em 
² Atlas de mortalidade do INCA, 2020.
³ Estimativa do INCA de casos novos para o triênio 2023 a 2025.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho