Condições Benignas da Tireoide
As principais condições benignas da tireoide são:
- Aumento da tireoide
Alterações no tamanho e forma da glândula tireoide muitas vezes podem ser sentidas ou mesmo vistas pelos pacientes ou pelo médico.
O crescimento anormal da glândula tireoide é denominado bócio. Alguns bócios são difusos, o que significa que afetam toda a glândula. Outros são bócios nodulares, o que significa que a glândula apresenta uma ou mais saliências. Existem muitas razões para a glândula tireoide ser maior do que o usual e, na maioria das vezes, não é câncer. Tanto o bócio difuso como o nodular são geralmente causados por um desequilíbrio de determinados hormônios. Por exemplo, uma dieta pobre em iodo pode provocar alterações nos níveis hormonais e levar a um bócio. Uma forma de resolver essa situação é a adição de iodo ao sal comum de cozinha.
- Nódulos tireoidianos
A maioria dos nódulos da tireoide é benigna, mas de 10 a 15% são malignos. Às vezes esses nódulos produzem excesso de hormônio tireoidiano e causam hipertireoidismo. Os nódulos que produzem o aumento do hormônio da tireoide são quase sempre benignos.
As pessoas podem desenvolver nódulos tireoidianos em qualquer idade, mas eles ocorrem mais comumente em adultos. Menos de 10% dos adultos têm nódulos palpáveis na tireoide. Mas quando a tireoide é visualizada por um ultrassom, muitas pessoas tem nódulos pequenos, que não são palpáveis, e que na maioria das vezes é benigna.
A maioria dos nódulos são cistos preenchidos com líquido ou com uma reserva de secreção constituída por hormônio e enzimas chamada coloide. Os nódulos sólidos têm pouco líquido ou coloide, e são mais susceptíveis de serem cancerígenos. Ainda assim, alguns desses nódulos sólidos não são cânceres.
Os nódulos benignos da tireoide não precisam ser tratados, desde que não cresçam ou apresentem qualquer sintoma.
Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)