Conheça suas limitações
Mais importante ainda, não tente fazer tudo sozinho. Cuidar sozinho, por qualquer período de tempo, não é realista. Não faça mais do que o seu limite permite.
Alguns cuidadores sentem que precisam fazer tudo sozinhos. Acreditam que como parceiro(a), irmão, filho ou filha, eles são responsáveis pelo ente querido doente. É doloroso para eles admitirem que não podem fazer tudo e ainda manter sua própria vida e saúde. Eles tentam atender a todas as necessidades do paciente. Alguns se sentem culpados se não conseguem fazer tudo e egoístas se pedirem ajuda.
Estabeleça limites sobre o que você pode fazer. Por exemplo, existem maneiras de ajudar uma pessoa a sentar ou andar com segurança, mas você precisa aprender a fazê-lo sem machucar-se. É aqui que é necessária ajuda especializada, enfermeiros ou fisioterapeutas podem mostrar como fazê-lo com segurança. Eles também podem ajudá-lo a obter equipamentos especiais, se necessário. Sua saúde e segurança devem vir primeiro, se você quiser continuar sendo cuidador.
- Tomando decisões pelo e com o paciente
- Se você errar...
- Como ser um cuidador e manter seu emprego
- Cuidando dos seus filhos durante esse período
- Peça ajuda a outras pessoas
- Encontrando suporte para si mesmo
- Tire um tempo para você
- Sim, você também precisa se cuidar
- O que você pode sentir ao ser um cuidador?
- Funções do cuidador: esperadas e não tão esperadas assim
- O cuidador