Conscientização sobre Tumores Neuroendócrinos
O dia 10 de novembro é o Dia Mundial de Conscientização Sobre Tumores Neuroendócrinos (TNEs). A campanha é representada por uma zebra em referência à expressão “deu zebra”, que exemplifica o quão raro e de difícil diagnóstico são estes tumores.
Com cerca de 5 a 7 casos diagnosticados a cada 100.000 pessoas, os TNEs podem afetar praticamente todos os órgãos do corpo humano, sendo mais frequente no tubo digestivo, pulmão e pâncreas. De crescimento lento, os sintomas demoram a aparecer e, quando surgem, estão, geralmente, associados ao órgão afetado, dificultando o diagnóstico preciso e confundindo com outras doenças ou até mesmo com problemas de saúde mais simples.
Este cenário reforça a importância do alerta não apenas para pacientes, mas também para profissionais de saúde estarem atentos às possibilidades de desenvolvimento da doença.
Saiba mais:
- O sistema endócrino
- Tipos de tumores neuroendócrinos
- Converse com seu médico sobre tumores neuroendócrinos
Live 12/11/2018
Raros e de difícil diagnóstico, os TNEs ainda geram muitas dúvidas em pacientes e até mesmo em médicos. Nessa live, a oncologista Rachel P. Riechelmann com a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, explicam um pouco melhor sobre os tumores neuroendócrinos. Veja:
Parceria:
- Campanha de conscientização sobre o câncer de pulmão: o herói invisível
- Juntos a gente encara!
- Posso te dar um toque? - Campanha Novembro Azul 2020
- Outubro Rosa - Oncoguia e Você: juntos em todos os momentos
- Novembro Branco - Você não está mais sozinho
- HPV sob controle
- Oncoguia no Dia Mundial do Câncer
- Mude o fim da história
- Outubro Além do Rosa