Consultando um Médico para Diagnóstico do Câncer em Adultos Jovens
Durante a consulta o médico fará perguntas sobre seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar e outras condições clínicas, e irá realizar um exame físico completo, incluindo uma avaliação cuidadosa da região onde você apresenta os sinais e sintomas, motivo da consulta, para determinar possíveis problemas de saúde e assim realizar o diagnóstico da enfermidade.
Dependendo dos seus sinais e sintomas serão solicitados exames de imagem e de laboratório, para saber se são causados por um câncer ou por alguma outra doença.
Se o seu médico suspeitar que seus sinais e sintomas possam ser causados por um câncer, provavelmente você será encaminhado a um especialista que dependerá da sua idade e o tipo de câncer que se suspeita que você possa ter.
Poderá ser solicitada uma biópsia, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença. As biópsias podem ser realizadas de várias maneiras, desde a remoção de um pequeno número de células com uma agulha até uma cirurgia mais extensa. O tipo de biópsia a ser feita vai depender da localização do nódulo ou tumor.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.