Controle da dor no câncer de pâncreas
A dor pode ser um grande problema em pacientes com câncer de pâncreas. Esses tumores podem invadir e comprimir os nervos próximos ao pâncreas provocando dor no abdômen ou nas costas.
Medicamentos para dor
Para a maioria dos pacientes, o tratamento com morfina ou similares ajuda a controlar a dor, embora muitos pacientes têm receio de tomar esses medicamentos por medo de se tornarem dependentes. Mas, alguns estudos mostraram que esse risco é baixo se o paciente seguir a prescrição de seu médico.
Os medicamentos para dor agem melhor quando administrados em intervalos regulares. Não é recomendada a administração apenas em caso de dor intensa. Várias formas de morfina e outros opioides de ação prolongada estão disponíveis em forma oral, e são administrados uma ou duas vezes por dia. Existe também uma forma de ação prolongada do medicamento fentanil que é aplicado como adesivo a cada três dias.
Os efeitos colaterais frequentes desses medicamentos podem incluir náuseas e sensação de sonolência, o que muitas vezes melhora com o tempo. A constipação é um efeito colateral frequente que não melhora por conta própria, por isso precisa ser tratada. A maioria dos pacientes que utiliza esses medicamentos precisa tomar laxantes diariamente.
Outros tratamentos
Às vezes, determinados procedimentos podem ser necessários para tratar a dor. Como, por exemplo, o bloqueio ou injeção de álcool em alguns nervos, que transmitem sensações de dor, próximos ao pâncreas aliviando assim a dor e permitindo o uso de doses menores de medicamentos analgésicos.
O bloqueio do nervo também pode ser realizado injetando anestésicos ou medicamentos que destroem os nervos próximos ao pâncreas, com ajuda de uma agulha ou através de um endoscópio.
O tratamento do câncer com quimioterapia e/ou radioterapia também pode, muitas vezes, aliviar a dor, ao reduzir o tamanho do tumor.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 11/02/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.