Cuidados de final de vida
Quando a equipe médica de um paciente determina que o câncer não pode mais ser curado, controlado e os tratamentos não trarão mais benefícios aos pacientes, eles podem ser interrompidos. No entanto, os cuidados continuam. Nesse momento, todos os esforços serão voltados para a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus entes queridos a fim de proporcionar conforto durante o período de “fim de vida”, seja ele de semanas ou meses.
Medicamentos e tratamentos recebidos por pacientes em fim de vida podem controlar a dor e outros sintomas colaterais do câncer e tratamentos oncológicos, como constipação, náuseas e falta de ar. Algumas pessoas permanecem em casa enquanto recebem esses tratamentos, enquanto outras são internadas em hospitais ou outras instituições. De qualquer maneira, existem serviços disponíveis para ajudar pacientes e suas famílias com questões médicas, psicológicas, sociais e espirituais relacionadas à essa fase.
É importante saber o que esperar quando o tratamento é interrompido. Novos sintomas e medos podem surgir e conversas difíceis serão necessárias para garantir o bem-estar do paciente, seus familiares e entes queridos.