Cuidados paliativos para câncer de sítio primário desconhecido
Alguns tipos de câncer de sítio primário desconhecido podem ser tratados de forma eficaz e até mesmo serem curados. No entanto, a maioria desses cânceres são avançados, e os tratamentos disponíveis muitas vezes não oferecem benefícios a longo prazo. É muito importante que os pacientes com câncer avançado de sítio primário desconhecido entendam que, mesmo que a doença não possa ser curada, existem tratamentos para prevenir ou aliviar sintomas, como a dor.
A dor é uma preocupação significativa, e o tratamento consiste em usar uma combinação de medicamentos e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos. É importante que o paciente comunique ao médico qualquer dor, para que possam receber o tratamento adequado. Sem essa comunicação o médico não poderá oferecer a ajuda necessária.
Para a maioria dos pacientes, medicamentos como a morfina e seus análogos podem reduzir a dor de forma significativa. Para que o tratamento seja eficaz, esses medicamentos dever ser administrados regularmente, e não apenas quando a dor se torna intensa. Atualmente, existem várias formas de morfina e outras opiáceos de ação prolongada que precisam ser administrados apenas uma ou duas vezes por dia, proporcionando um controle mais constante e eficaz da dor.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Tratamento para câncer de sítio primário desconhecido por localização
- Outros medicamentos para câncer de sítio primário desconhecido
- Terapia-alvo para câncer de sítio primário desconhecido
- Hormonioterapia para câncer de sítio primário desconhecido
- Quimioterapia para câncer de sítio primário desconhecido
- Radioterapia para câncer de sítio primário desconhecido
- Cirurgia para câncer de sítio primário desconhecido