Debates sobre oncologia devem movimentar o mês de julho no Legislativo
No mês de julho, acontecerão audiências públicas relacionadas ao mundo do câncer na Câmara dos Deputados. Algumas já têm data, outras foram aprovadas e aguardam agendamento. O Oncoguia vai participar como convidado da maioria e acompanhará todas. Separamos a lista completa de eventos que vocês não podem perder.
No dia 15 de julho, às 14h, o Oncoguia vai participar de um debate sobre a situação e desdobramentos da oncologia no contexto da pandemia. Também foram convidados:
- Carlos Lula, Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).
- Clarissa Mathias, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
- Maira Caleffi, Presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
- Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde do Ministério da Saúde.
Ainda aguardando a definição de data, estão audiências públicas na Comissão Especial do Câncer que vão debater sobre diversos tipos de câncer e tratamento. O Oncoguia será convidado para participar de todas as audiências, que serão sobre:
- A atual situação da prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço.
- Tratamento no SUS de pacientes com melanoma/câncer de pele.
- Prevenção e combate ao câncer infantil.
- Radioterapia e Radiocirurgia no Brasil.
- Cuidados Paliativos com foco nos pacientes oncológicos.
- Financiamento do SUS para o tratamento oncológico.
- Desigualdades no tratamento contra o câncer oferecido no SUS e na rede particular no Brasil.
- Cumprimento de leis de enfrentamento ao câncer no Brasil.
Além do Onco, também devem participar dos debates representantes do governo, como o Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA), e representantes da sociedade civil, como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e associações específicas de cada tipo de câncer, entre outros.
Ainda, merece um destaque especial a audiência pública que vai tratar sobre a incorporação de tecnologias em oncologia, que acontecerá na Comissão de Seguridade Social. O objetivo é debater a importância da incorporação de novas tecnologias no tratamento oncológico para diminuir a judicialização de pacientes que necessitam de acesso a novos tratamentos.
Essas vão ser ótimas oportunidades para apresentarmos o trabalho que estamos realizando em relação a cada um desses temas, mas também excelentes espaços para ouvirmos dos demais participantes suas iniciativas e assim discutirmos em conjunto como podemos avançar em relação a cada um desses temas.
Fiquem atentos às redes do Oncoguia, pois divulgaremos as datas para os debates!
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.