Definida relatora de projeto que obriga oferta de medicamentos
O que houve?
A deputada Silvia Cristina (PDT-RO) foi designada relatora do Projeto de Lei n° 267/19, que determina a oferta de medicamentos essenciais ao tratamento do paciente oncológico pelas indústrias farmacêuticas. A matéria tramita na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
O projeto também determina que os custos de produção dos medicamentos essenciais ao tratamento do paciente oncológico devem ser levados em consideração pelo governo federal, no momento de determinar o preço do produto.
O autor da proposta, deputado Dr. Frederico (PATRI-MG), alega que por falta de interesse comercial, laboratórios farmacêuticos têm retirado do mercado medicamentos antigos e baratos, alguns deles essenciais e sem substitutos.
“Os laboratórios farmacêuticos alegam que a interrupção de certos remédios no país ocorre muitas vezes por defasagem de preços provocada pela política governamental do que por motivo comercial”, explicou.
De acordo com o parlamentar, o governo e as indústrias farmacêuticas precisam se entender para não prejudicar o interesse público de garantir a distribuição desses medicamentos aos pacientes oncológicos em uso.
E agora?
A relatora, deputada Silvia Cristina (PDT-RO) analisará a matéria para emitir parecer sobre o projeto na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Após aprovação na CSSF, a matéria seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) em decisão terminativa, ou seja, caso não seja apresentado recurso, dispensa a apreciação do plenário.